Trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials): A Faca Sutil (Livro 02)
Resenha por Iasmin Campos
Autor: Philip Pullman
Tradutor: Eliana Sabino
Editora: Suma; 1ª edição (21 agosto 2017)
Número de Páginas: 288
Sinopse
Perdida em um mundo novo, Lyra Belacqua encontra Will Parry ― um fugitivo que logo se torna um aliado mais que necessário. Pois este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois encontram é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles. O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados... até que precisam se separar. A faca sutil é a viciante sequência de A bússola de ouro, um clássico da fantasia considerado pela Entertainment Weekly “o melhor livro de todos os tempos”. A fantástica aventura de Lyra continua, levando o leitor a novos mundos, rumo a uma descoberta devastadora.
Fonte: https://www.amazon.com.br/faca-sutil-Philip-Pullman/dp/8556510442
Resenha
Olá Caleidoscópios, como estão? Vamos dar sequência a nossa trilogia e seguiremos falando de A Faca Sutil, o livro dois!
Para deixar vocês a par dos acontecimentos do livro atual preciso contar como terminou A Bússola de Ouro e confesso que foi tanta informação que fica difícil de resumir, então partirei do princípio que vocês leram. Por isso, vou ser sucinta e focar somente nos pontos mais importantes para entender o início de A Faca Sutil.
Bom, primeiro digo a vocês que Lyra conseguiu entender como funciona o aletiômetro e isso a fez descobrir muitas verdades, além dos caminhos que precisa seguir a partir de cada acontecimento. Aqui sabemos o que é feito com as crianças que estavam desaparecidas, pois é cortado o laço de ligação delas com os daimons, sim, pessoas, retiram a alma delas...
Só que essa atrocidade é um problema porque a maioria das crianças não consegue sobreviver e morrem dias após o corte. Isso tudo é orquestrado pela Sra. Coulter, que ficou extremamente interessada nessa “cirurgia” e comanda o centro, só que o local precisou ser tão afastado da civilização e colocado no Norte para ninguém descobrir o que é feito por lá.
Descobrimos também que o pai de Lyra está tentando, há anos, criar uma forma de atravessar para o outro mundo, que fica além da aurora boreal, e está fazendo de tudo para conseguir entender os segredos do Pó. Essas partículas são extremamente atraídas por pessoas que já tem seus daimons em uma forma fixa e isso tem ligação com o pecado original, descrito na bíblia.
Resumidamente, após Adão e Eva terem sido expulsos do paraíso e quando Deus citou que do pó viestes e a ele retornará, o criador estava se referindo literalmente ao Pó. Assim, essas partículas são as responsáveis por dar origem ao pecado e Lorde Asriel quer descobrir uma forma de acabar com ele e, com isso, atingir diretamente Deus.
Só que Lyra não sabe disso, somente que precisa devolver o aletiômetro ao pai, para tanto precisa lutar contra a mãe e as atrocidades que ela está cometendo. Então com a ajuda das bruxas, de Irock Barnison, que assumiu seu posto de direito e agora virou o líder dos ursos de armadura, bem como de todos os seus amigos, nossa protagonista conseguiu destruir o laboratório.
Após essa batalha, fugiram da mãe, pegaram carona no balão do seu amigo Lee Scoresby, junto com o urso e seu amigo de infância, todos foram à prisão que Lorde Asriel foi colocado. Chegando ao local, o pai de Lyra contou sua teoria, só que para atravessar e ir ao outro mundo ele precisa de uma energia muito forte que quebre a barreira.
Quando há a separação de um humano e o daimon, há a liberação de uma grande quantidade de energia e sabe o que o Lorde fez? Sequestrou o amigo da Lyra para isso!
Asriel e a criança fugiram para a montanha e subiram de forma a fazer a ligação entre os dois mundos. Mas Lyra percebeu o que o pai ia fazer, então foi atrás dele para impedi-lo...
Assim que a menina chegou, mesmo lutando para salvar o amigo, não teve êxito, pois Asriel fez o corte, liberou energia e conseguiu abrir a entrada para o outro mundo, a Sra Coulter também chegou lá e não conseguiu ser convencida de ir com o amor da sua vida. Assim, o Lorde atravessou e sabem quem também decidiu atravessar? Sim, nossa protagonista foi para o outro mundo, dando início a Faca Sutil!
No livro dois, temos uma grande mudança, pois começa nos contando sobre Willian, nosso protagonista, que vive em um mundo muito parecido com a atualidade, pois tem carros, telefones e um pouco mais de tecnologia que o de Lyra. Neste local não há daimon e Will, mesmo tendo cerca de dez anos, precisa lidar com muitos problemas...
A mãe do garoto, pela descrição, tem alguns transtornos psicológicos e não trabalha, o pai dele era pesquisador e foi para o Norte em busca de rumores de portais para outros mundos, mas desapareceu durante uma das expedições. Ambos sobrevivem da pensão deixada pelo pai de Willian e estão correndo perigo, pois há dois homens que estão perseguindo eles em busca de informações do patriarca.
Will percebeu que esses sujeitos poderiam estar atrás de uma pasta cheia de papéis juntados por sua mãe e que foram deixados pelo pai. Esses homens já foram várias vezes interrogar a mulher e a cada visita ela ficava cada vez mais transtornada.
Nosso garoto decidiu levar a mãe à casa de uma vizinha e deixá-la lá para ser cuidada, pois o que iria fazer demandava que ela estivesse segura e sob os cuidados de outra pessoa que não fosse ele. Então assim que a deixou no local, voltou para a sua residência e passou a noite toda procurando a pasta até encontrá-la
Porém, na madrugada desse mesmo dia, os dois homens voltaram para casa do protagonista, arrombaram e entraram. Só que quando um deles estava subindo as escadas, Will conseguiu derrubá-lo e por causa da queda, acabou matando o homem.
Nessa hora, o garoto conseguiu fugir pelas ruas da cidade e em uma delas viu algo muito estranho, uma gata estava parada no meio da avenida e do nada ela desapareceu. Will ficou abismado, porque não fazia sentido e se aproximou do local do desaparecimento. Foi quando ele viu uma fenda...
Tratava-se de um portal que só poderia ser descoberto se você olhasse no ângulo certo e através dele era possível ver outro mundo, então por curiosidade, nosso protagonista atravessou.... Sabem quem ele encontrou nesse outro universo? Se pensaram na Lyra, acertaram!
Mas querem saber o porquê e como as histórias dos dois se conectam? Ai vocês vão ter que continuar a resenha na parte dos spoilers ou ler o livro.
Pessoas, preciso contar a vocês que eu não estava esperando mesmo essa mudança de protagonista, comecei a ler o livro sem entender nada do que estava acontecendo. Como de costume, o autor não te conta e parte do princípio que você já sabe as coisas, então conforme avança a leitura é que vai entendendo melhor...
A escrita desse livro é muito parecida com a do primeiro, você realmente precisa prestar atenção às explicações dadas anteriormente, porque se não vai ficar perdido, pois tem muitas novidades que estão conectadas com o anterior. Então uma dica: estejam atentos, se precisar leiam mais vezes e anotem as explicações dadas no livro um.
Outro ponto que preciso comentar é que não temos um único narrador, são vários cenários, muitos mundos conectados e vários personagens narrando, sob pontos de vistas distintos, pois estão em mundos muito diferentes. Além disso, temos seres místicos, criaturas novas e muitas novidades, o que me faz pensar que é como se fosse um livro com elementos do primeiro, mas com uma história totalmente diferente, até os protagonistas mudam, já que temos agora o Will.
Isso foi um ponto que, para mim, acabou confundindo um pouco, é informação demais e demanda atenção para não ficar perdido. Claro que esses fatos não fazem o livro ser ruim, pelo contrário, se você é daquele tipo que gosta de ficar conectando as coisas e fazendo teorias, vai amar essa enxurrada de novidades não explicadas pelo autor. Então, aconselho já ir pegando um bloquinho ou fazendo muitas notas no Kindle....
Enfim, se você gostou do primeiro, tenho certeza que esse não vai ser diferente, pois o mistério do Pó ainda continua, portais para outras dimensões, muitas teorias da relatividade e física. Sem contar o choque de pessoas de mundos diferentes se conhecendo e convivendo... Então, leiam!
Caso você vá parar de ler aqui, por causa do spoiler, não se esqueça de seguir a gente no Instagram (@caleidoscopio_literario) e deixar sua opinião nos comentários! É muito importante!
A PARTIR DESSE PONTO TEM SPOILER:
Se você não gosta, não leia!
Seguirei contando para vocês como foi esse encontro entre Will e Lyra! Só que para isso eu irei dar spoilers...
Assim que o garoto atravessou para o outro mundo, notou que existia uma avenida à beira mar e vários estabelecimentos, só que não tinha ninguém no local, nenhuma pessoa, animal, tudo estava vazio. Então avistou um café e decidiu entrar, viu que tinha uma estalagem no segundo andar, subiu as escadas e viu uma cozinha.
Só que ele mal percebeu quando algo o atacou e era uma menina. Ela disse que se chamava Lyra da língua mágica, logo em seguida o animal que estava com ela mudou de forma e Will ficou abismado, pois nunca tinha visto algo parecido e a garota o questionou se não tinha um daimon ou sabia da existência do Pó. Mas no mundo de Willian as pessoas não tem daimons e ele não fazia ideia do que era essa partícula.
Em seguida, a garota contou toda a sua história e que precisava procurar os catedráticos da universidade de Oxford, sendo que nesse momento Will contou que também existia uma cidade com esse mesmo nome em seu mundo. Porém, como já estava tarde, o garoto foi dormir e Lyra aproveitou para consultar o aletiômetro que revelou que Willian era assassino, sendo que para nossa protagonista isso o tornava bastante confiável....
Aqui começamos com a mudança de personagem, mundo e tudo mais, pois vamos para a bruxa Serafina Pekkala, vocês devem se lembrar dela do outro livro, porque foi esse ser que ajudou Lyra na guerra contra a mãe. Dessa vez, ela estava procurando nossa protagonista, que tinha desaparecido, e também percebeu a total mudança no mundo, pois as bússolas não conseguiam indicar mais as direções, apareciam raios brilhosos no céu e tinha muita neblina...
A bruxa decidiu ir atrás da Sra. Coulter que estava em um navio e Serafina usou seus poderes para ficar invisível, entrou no barco e presenciou uma reunião da mulher com os catedráticos. Todos estavam em busca de respostas sobre uma profecia que envolvia Lyra, para isso iriam torturar uma bruxa para descobrir e usar um aletiômetro para obter outras respostas.
Vocês já devem saber do livro passado que Lyra é uma criança predestinada e veio ao mundo com um propósito, só que as bruxas tiveram certeza disso quando ela conseguiu achar o galho de sabugueiro correto na casa do Cônsul. No entanto, a Sra. Coulter não sabe disso, então ela quer descobrir o destino da filha e o papel dela na profecia...
Só que a tortura da bruxa não deu certo, pois Serafina apareceu e matou-a para que não revelasse mais nada. Assim, logo em seguida saiu do local às pressas e fugiu voando na sua vassoura de forma a encontrar as outras bruxas do seu clã...
Após o ocorrido, Serafina foi atrás do mordomo de Lorde Asriel para ter respostas e descobriu que ele não só quer acabar com o pecado original, mas também confrontar o próprio Deus dando fim a sua existência. Outro ponto levantado é o papel cruel da igreja que por muitas ocasiões foi perversa, obrigando a circuncisão de muitos meninos para que permanecessem com voz fina e virassem tenores ou colocando o prazer como ato de pecado.
Foi a partir desses questionamentos que Serafina precisou tomar um lado, pois uma bruxa não poderia interferir em questões humanas, mas a situação era crítica. Então ela convocou uma reunião com os outros clãs de bruxas para decidir o que fazer e chegaram a conclusão que um grupo delas iria atravessar para o outro mundo em busca da criança.
Voltamos para Lyra e Will, que decidiram ir para o mundo do segundo, de forma que a garota pudesse encontrar os catedráticos e o garoto descobrisse mais informações sobre o seu pai e como encontrá-lo. Quando saíram, encontraram algumas crianças que disseram não haver adultos naquele mundo, pois todos eram atacados por espectros, são coisas que só vão atrás dos adultos e retiram a vida deles, pelo que eu entendi, as pessoas atacadas por esses seres ficam como zumbis e acabam morrendo depois.
Ambos atravessaram o portal e como Will estava sendo procurado, Lyra acabou se passando por sua irmã, só que precisaram se separar para encontrar o que procuravam. Assim, a garota foi até um museu para mexer no aletiômetro e buscar respostas de onde encontrar o catedrático, enquanto o garoto foi à biblioteca procurar informações sobre a expedição na qual o pai sumiu.
Will descobriu que todos da expedição sumiram misteriosamente e que ninguém fazia ideia de onde poderiam estar, somente que fizeram pesquisas no Norte sobre os fenômenos da região. Já Lyra, após conversar com um homem no museu e consultar o aletiômetro que indicou um endereço a ela de onde iria achar o catedrático, correu para o local.
Nossa protagonista descobriu uma cientista que estava liderando uma pesquisa sobre o efeito das partículas, que chama de matéria escura, e descobriu que possuem uma consciência própria, mas que ela não sabe como compreender o que dizem. Essa mulher se chama Mary e mostrou a Lyra tudo, os aparelhos que usava eram ligados ao computador para medir e ver os padrões dessas partículas e nossa protagonista compartilhou com a catedrática tudo que sabia sobre o Pó e o aletiômetro...
Pessoas, essa parte eu vou deixar para lerem, é muito incrível todo o contexto científico, porém é muita coisa para ser explicada por aqui....
Enfim, Lyra achou alguém que pudesse ajudá-la, só que o laboratório seria fechado, pois o governo não iria mais investir na pesquisa, já que não estava tendo retorno. Então é aí que nossa protagonista entra, pois iria auxiliar a cientista a continuar as descobertas.
No dia seguinte, ao retornar ao local, Lyra encontrou um homem que queria interrogá-la e sabia que a menina estava com Will, então a garota conseguiu fugir do laboratório de Mary e despistar os homens. Lembram do senhor que a garota encontrou no museu? Ele viu nossa personagem e decidiu dar uma carona a ela, claro que a protagonista mentiu sobre onde era sua casa.
Ao descer do carro, Lyra foi para o local da fenda ao encontro de Will e descobriu duas coisas: o homem que a confrontou no laboratório de Mary é o mesmo que vem perseguindo Willian e a outra é que o aletiômetro foi roubado, sendo que a suspeita é que foi o cidadão que deu carona a ela. Olha o tamanho da confusão se formando, vocês querem mais?
Então Lyra percebeu que o homem tinha dado um cartão a ela, seu nome é Sir Charles, também tinha o endereço de onde morava. Will percebeu que não daria para entrar escondido na casa e mesmo que conseguissem, onde iriam procurar o aletiômetro? O melhor a se fazer é entrar pela porta da frente como convidados.
Quando foram ao local, seguiram para uma sala e se reuniram com Charles, ele disse ser um colecionador, que agora é o dono do objeto e eles não teriam como provar o contrário, já que ninguém acreditaria. Também disse saber que ambos atravessavam para o outro mundo e iria propor uma troca, deveriam pegar a faca que estava no poder de um homem em troca do aletiômetro.
Charles diz que essa faca é muito preciosa, pois quem a tem consegue afastar os espectros e abrir portais para outros mundos. Outro ponto que preciso comentar é o do Will perceber que o homem tem uma cobra, é seu daimon, então sabemos que ele não pertence àquele mundo e Lyra acha que o conhece de algum lugar...
Será que vão conseguir o aletiômetro de volta? Vão pegar a faca? Quem é o homem que persegue Will? Qual relação disso com o pai dele? Serafine vai encontrar Lyra?
Vocês vão ter que ler para descobrir e podem ficar tranquilos que os questionamentos só aumentam. A única coisa que não sei é se todos serão respondidos, pois como disse, esse autor te dá muitas informações que você vai fechando ao longo do livro, mas nem sempre é nesse que vai ter todas as respostas, já que muitas coisas do primeiro livro eu só descobri nesse.
Enfim, como já disse, é muita informação interligada, muitos narradores, muitas coisas a serem assimiladas que demandam demais da sua atenção. É um livro para se ler com um caderninho já que fala bastante de física, mundos paralelos, dimensões que se interligam, partículas elementares, questões religiosas e uma infinidade de outros temas.
Eu realmente indico continuar a leitura, pois temos muitas novidades e cenários diferentes. Se gostou do primeiro também vai gostar muito desse, mas não vá com a ideia de continuação, pois como falei é apresentado um novo contexto.
Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram da leitura, deixe um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!
Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!
Comentários
Postar um comentário