Princesa das Cinzas (Livro 01)
Resenha por Iasmin Campos
Editora: Arqueiro; 1ª edição (26 setembro 2018)
Número de páginas: 358
Autora: LAURA SEBASTIAN
BEST-SELLER INSTANTÂNEO DO THE NEW YORK TIMES.
Primeiro volume de uma trilogia épica.
"Para os fãs de A Rainha Vermelha e de Sansa Stark, de Game of Thrones." – Bustle
"Os fãs das séries A seleção e Jogos vorazes vão adorar a jornada da princesa Theodosia, com seus aliados inesperados e ousados planos de fuga." – School Library Journal
PRINCESA • PRISIONEIRA • ÓRFÃ • REBELDE
Theodosia era a herdeira do trono de Astrea quando seu reino foi invadido, deixando um rastro de destruição.
Dez anos depois, a princesa, órfã, prisioneira e subjugada, percebe que não lhe resta mais nada, a não ser lutar pela própria liberdade.
O passado, que por tanto tempo ficou enterrado, agora precisa vir à tona para mostrar a Theodosia os caminhos que poderão levá-la de volta ao trono.
Mas Theo conseguirá ser a rainha de que seu povo precisa? Ou será que anos de humilhações transformaram a herdeira da Rainha do Fogo em meras cinzas?
FONTE: https://www.amazon.com.br/Princesa-das-cinzas/dp/8580418933
Resenha
Olá, Caleidoscópios! Espero que todos estejam bem e animados para começarmos mais uma nova série! Hoje vamos falar do primeiro livro, Princesa das Cinzas, que faz parte de uma trilogia com o mesmo nome!
Bom, como de costume irei apresentar a vocês a nossa protagonista, Theodosia Eirene Houzzara! Essa personagem é filha da Rainha de Astrea, mas viu sua mãe ser assassinada quando tinha somente seis anos por um dos maiores guerreiros pertencentes ao reino de Kalovaxia, chamado Theyn, sob o comando do Kaiser Corbin.
Após isso, ela foi mantida todos esses anos sob a vigilância do comandante do reino enquanto o seu povo foi escravizado. Todas as vezes que os austreanos lutavam ou havia rebeliões, nossa protagonista era açoitada e punida por Kaiser em público e ficava à mercê da ira desse tirano.
Austrea era um reino mágico, protegido pelos guardiões, que eram pessoas escolhidas pelos deuses para terem poderes e o absorviam de pedras preciosas advindas dos quatro elementos da natureza. Mas após o domínio dos kalovaxianos, todos os guardiões foram mortos e os austreanos viraram escravos nas minas para retirar essas pedras, hoje usadas como jóias.
Nossa protagonista, agora com dezesseis anos, viveu trancada no castelo e conheceu Crescentia, apelidada de Cress, que é filha de Theyn, o homem que esfaqueou sua mãe. Essas duas se tornaram inseparáveis desde pequenas e mesmo sendo de povos inimigos, conseguiram criar uma amizade intensa e verdadeira.
Thora, como o Kaiser Corbin a batizou após fazê-la apanhar muito e acreditar não poder ser mais rainha, ainda passa por humilhações, pois em todos os eventos sociais é obrigada a usar uma coroa que solta cinzas, sujando-na inteira e a todos que a tocam. Assim, é conhecida como somente uma Princesa das Cinzas e filha da falecida Rainha do Fogo.
Óbvio que o Kaiser não deixaria nossa princesa desacompanhada, então colocou as chamadas sombras, três guardas altamente treinados para não falarem, nem serem percebidos por ninguém, mas tem o papel de a vigiarem dia e noite relatando quaisquer desvios de conduta da parte dela. Além disso, sua criada tem a boca costurada para que não fale com a moça, sendo também uma kalovaxia, pois os autreanos ainda a veem como princesa.
Será que Thoria, submissa e sob o poder do Kaiser vai continuar nessa situação e desistir de reaver seu reino? Uma coisa muda isso...
Kaiser conseguiu capturar o último guardião, Ampelio, e chamou nossa protagonista no salão, pois esse homem só falaria com ela.... Adivinhem o que Thoria percebe? Que esse era o seu pai!
Quando era pequena, nossa protagonista ouvia rumores que o guardião e a Rainha tinham um caso, ainda mais porque ambos eram muito próximos, mas como nossa protagonista era muito pequena, não entendia bem isso. Porém, atualmente a semelhança dos dois é imensa e só confirmou o que ela já suspeitava da paternidade!
Ampelio deixou claro para Thoria que ela é Theodosia e Rainha de Austrea, precisa reaver seu reino e se voltar contra o carrasco que a escravizou. Porém, sabem qual a próxima ordem do Kaiser? Cortar a cabeça do guardião.
Será que nossa princesa vai fazer isso? Se não fizer, ambos sofrerão as consequências e impiedades de Kaiser, mas ela irá matar o próprio pai?
Vou deixar vocês descobrirem a sequência disso lendo o livro ou a sequência com spoilers!
Bom, pessoal, a primeira coisa que preciso dizer é que temos um livro com uma protagonista extremamente subjugada, manipulada e que precisou perder toda a sua identidade, por estar submissa ao Kaiser extremamente tirano e impiedoso. Mas, isso não cegou a personagem!
Ela é extremamente forte, tem sim a ideia de que precisa fazer algo para ajudar o seu povo e sair das garras desse governante, mas necessita passar por muitas coisas e reviravoltas para conseguir isso. Além disso, temos aqui uma dualidade de personalidade que vive entrando em conflito na nossa personagem, o lado Thoria que é menina crescida e subjugada, sendo submissa ao Kaiser e o Theodosia, a rainha de Autrea.
Esse primeiro livro é, como de costume, uma apresentação dos personagens, do mundo de fantasia e dos cenários. Confesso que eu gostei demais, pois a autora não só nos conta, mas também mostra nitidamente essas mudanças na protagonista e o que ela é capaz de fazer para sair das situações.
A maior parte do livro é sobre os pensamentos da Theodosia, os sentimentos dela e principalmente as suas inseguranças, mas o mais interessante é que Thoria não se vitimiza ou “paga de coitadinha”. Então mesmo com medo, controla seus sentimentos e age de acordo com o que planejou.
Se você está procurando uma história com protagonista forte, governante tirano, povo escravizado e uma princesa precisando reaver o trono, corre para ler esse livro, pois é muito bom, a escrita é bem explicada, você consegue entender nitidamente a personagem. Os cenários são bem descritos, como também os personagens e toda a história é contada de uma forma super envolvente. Acredito que vão amar!
Caso você vá parar de ler aqui, por causa do spoiler, não se esqueça de seguir a gente no Instagram (@caleidoscopio_literario) e deixar sua opinião nos comentários! É muito importante!
A PARTIR DESSE PONTO TEM SPOILER:
Se você não gosta, não leia!
Seguiremos nossa história contando se Thoria matou mesmo o pai.... Para isso darei spoilers!
Sim, pessoas, ela matou o pai, mas porque não teve outra alternativa.
Se não fizesse isso, correria o risco de ser morta também pelo Kaiser, e Ampelio seria morto de qualquer forma, então de que adiantaria a Rainha de Austrea estar no caixão? Nada, pois aí sim não haveria mais salvação para os autreanos, isso também foi dito pelo guardião, que ela precisava se rebelar e tentar salvar o seu povo, lembrando de quem era filha e que sempre foi Theodosia!
Preciso contar a vocês sobre um novo personagem, Prinz Søren, filho do Kaiser e seu sucessor ao governo, esse personagem voltou de seu treinamento no exército e reaparece depois de muitos anos com a ideia de voltar a morar no castelo. Adivinhem por quem ele se interessa? Se disseram Thoria, acertaram!
Tanto ficou encantado pela moça, que após ela ter matado o pai e estando atordoada voltando para o quarto, Prinz foi atrás da princesa para saber seu estado, sendo bem fofinho por sinal, mas adivinhem o que a protagonista fez? Vomitou no rapaz, sim, vocês não leram errado!
Thoria estava tão mal que colocou tudo para fora, em toda a roupa de Søren e depois saiu correndo para o quarto de tanta vergonha! Então, temos que a primeira interação deles não deu muito certo.
Após esse ato, a princesa foi convidada para um jantar com toda a corte e como de costume usou sua coroa de cinzas, mesmo morrendo de medo de Prinz ter contado para o pai sobre ela ter vomitado nele, mas Søren não falou nada. Porém, houve algo estranho nessa celebração...
Um dos serviçais esbarrou várias vezes nela durante a refeição e Thoria se lembrou dele, pois era o garoto que brincava quando era pequena e se chama Blaiser. Esse jovem acabou conseguindo sussurrar para a princesa o encontrar na cozinha meia noite.
Óbvio que isso foi muito estranho e a personagem não fazia ideia de como iria conseguir ir ao local, pois tem as suas sombras. Só que no horário marcado, percebeu, pela primeira vez, que seus vigias estavam dormindo profundamente e conseguiu ir até a cozinha.
Lá chegando, se lembrou de uma passagem secreta, nossa protagonista quando criança brincava várias vezes com Blaiser de explorar os túneis subterrâneos do castelo e foi em um desses, localizado na cozinha, que encontrou seu amigo de infância. Os dois conversaram e o jovem disse que estava ali para tirar a princesa do castelo e fugir, mas a moça se recusou dizendo que ela poderia servir de espiã, saber uma forma de retomar o poder e lutar pelo seu povo.
Então o plano deles é o seguinte, Theo, que é o apelido dado a ela pelos austreanos, e Blaiser, vão usar Prinz para conseguir informações, pois percebeu que Søren gosta dela e irá seduzi-lo. Caso isso não dê certo, irá fugir com o amigo e sair do castelo se escondendo em uma das ilhas que Kaiser ainda não tem poder.
Mas como Thoria vai seduzir o Prinz? Fazendo-se de mocinha indefesa! A princesa descobre que Kaiser está tramando casá-la com um Lorde de 70 anos que tem histórico de bater e fazer as esposas aparecerem mortas pouco tempo depois de casadas. Isso é horrível demais e estragaria os planos da protagonista, então ela pede ajuda para o Søren interceder, impedindo essa situação.
Pouco tempo depois, em uma visita ao porto com sua amiga Cress, ambas vão em uma embarcação comandada por Prinz e nossa protagonista descobre que os Kalovianos possuem uma frota marítima muito extensa e de guerra. A partir dessa visita, toma consciência que o único local onde os barcos poderiam ir é para Vecturia, um conjunto de ilhas que ainda não estão sob o comando do Kaiser.
Então ela precisa agir e evitar que a população da ilha seja feita de escrava, igual houve com Austrea e ainda conseguir aliados para a sua causa. Mas não sabe como, então adivinhem o que acontece? Blaiser reaparece e toma o lugar de uma das suas sombras...
O amigo da princesa conseguiu montar um cerco e matar as sombras de Theo substituindo o seu posto, ainda colocou mais duas pessoas no lugar das outras, Artemisia e Heron. Sabe o mais interessante, eles são guardiões! Esses três descobriram que possuem poderes e foram abençoados pelos deuses enquanto estavam trabalhando nas minas, mas nunca puderam ter treinamento ou sabem controlar seus poderes.
Blaiser é guardião da terra e controla esse elemento, Heron do fogo, Artemisia é da água e ainda consegue fazer ilusões, sendo isso que vai ajudar os três a se passarem pelas sobras sem que Kaiser perceba alguma diferença.
Além disso, esses três, mais a nossa princesa, bolam um plano que é usar a influência de Theo sobre Prinz para incitá-lo contra o pai e depois matar Søren. Com isso, irão criar uma cisão dentro da corte entre os apoiadores de Kaiser e os do seu filho, bem como uma guerra entre esses dois lados. Enquanto isso, Theodosia fugirá, libertará seu povo das minas e poderão ter uma chance de lutar para retomar o poder.
Temos mais um problema, Prinz recorreu a mãe, Kaiserin Anke, para tentar solucionar o problema do possível casamento de Thoria, então a governante solicitou conversar com a princesa, essa mulher visivelmente fraca e abatida alertou nossa personagem: Ao rejeitar o casamento com o Lorde, abriu a possibilidade do próprio Kaiser se casar com Thoria.
A Kaiserin disse que já não oferece nada para o marido e que após casar-se, Corbin mandou matar toda a família dela e amigos na sua frente, Anke deu um filho ao governante. Porém, agora o Kaiser poderia muito bem a substituir por uma jovem e ainda princesa, para firmar o seu poder em definitivo sobre a terra de Austrea e que seria muito mais útil do que a esposa atual. Pessoas, imagina o desespero da nossa protagonista ao saber que poderá ser obrigada a se casar com o tirano? Até eu fiquei desesperada nessa hora!
As suas sombras agora estão desconfiando da lealdade de Theo, pois acreditam que por ter uma amizade com Cress, acabou colocando a moça acima do seu povo. Então, para melhorar o plano de desestabilizar o Kaiser, eles querem que primeiro haja a morte do Theyn, que é braço direito do governante, mas que leve junto a filha e melhor amiga da personagem.
Theodosia não faz ideia se consegue matar alguém que esteve ao seu lado durante todos esses anos, mesmo sendo de povos opostos, mas precisa fazer isso. Para piorar, está gostando do Prinz, que é totalmente contrário ao pai, guarda um rancor do soberano e ainda parece doce e gentil. Será que ela vai conseguir matar as pessoas e se libertar do castelo? Vai casar com o Kaiser? Conseguiu avisar Vecturia? Como vai ficar sua amizade com Cress? E a paixão que está sentindo pelo Prinz?
Todas essas perguntas me moveram a continuar a leitura desesperadamente, pois não conseguia largar o livro sem entender o que iria acontecer com o destino da nossa personagem e as pessoas envolvidas.
Esse livro é bastante denso, pois como é o de apresentação do mundo e personagens, há muita informação que você precisa assimilar e conectar para conseguir entender a história, sem contar que é muito explícito todo o sofrimento que a personagem passou e realmente mexeu muito comigo quando lia tudo. Várias vezes eu tive que parar e respirar, colocar a cabeça no lugar para depois seguir com a leitura!
A autora segue uma descrição muito detalhada, então você se imagina vivendo cada momento junto da personagem e conecta todos pontos com ela, não há muita ação, pois boa parte do livro você está lendo sobre os pensamento de Theodosia e as várias faces da personagem. Uma hora ela é Thoria, outra Theo e outra a futura rainha, e isso implica mudanças no seu comportamento, mostrando o quanto ela foi e ainda é forte.
Já podem imaginar que eu amei o livro e que não consegui parar de ler e super recomendo a vocês começarem a leitura também, pois tenho certeza que se gostarem de fantasia com personagem forte, esse livro é pra você!
Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram da leitura, deixe um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!
Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!
Comentários
Postar um comentário