Como Organizar suas Leituras

 Resenha de Iasmin Campos 




Olá Caleidoscópios, como estão? Então, hoje vamos fazer mais uma resenha diferente e teremos dicas para vocês! 

Esse conteúdo já apareceu algumas vezes no nosso instagram, se não nos segue já corre é @caleidoscopio_literario, por lá demos várias dicas de como é possível ler aquele livro mais técnico ou que não está dentro dos temas que você gosta.

Então resolvemos juntar essas dicas, atualizar o conteúdo trazendo um apanhado geral e explicando melhor como é possível ler mais, incluindo livros técnicos! Vamos começar!


  1. Caso você não tenha hábito de ler ou nunca consiga terminar um livro, comece com conteúdos mais leves.


No início, quando eu estava começando a criar o hábito de leitura, não conseguia terminar nenhum livro, é sério! Tinha comprado alguns que achei muito legais, mas sempre parava na metade e não terminava.

O que eu fiz? Procurei temas mais tranquilos, como de fantasia e alguns romances bem bobinhos, que não iriam exigir muito da minha concentração. Também busquei os que eram pequenos e volume único, pois aí não teria preguiça de ler por causa do tamanho e a história terminaria naquele livro sem necessitar adquirir outros.

Isso me ajudou demais, pois aos poucos fui evoluindo, conhecendo meu gosto literário, tomando ânimo para me aventurar em outros temas, aumentando a quantidade de páginas e indo para séries.


  1. Uma outra dica é conhecer o estilo e o tema de livro que você mais gosta. 


Quando a gente lê sobre o que gostamos fica muito mais fácil terminar o livro, pois nos empolgamos e nem vemos a evolução da leitura. 

Então quando você está tentando organizar para ler mais é sempre bom pensar se aquele livro está dentro de algo que te interessa e que gosta muito de ler. Vou dar um exemplo, no meu caso, eu amo livros de mistérios e de fantasia, então sei que se pegar um livro para ler dentro desses temas tem uma chance imensa de terminar rapidinho a leitura. Aliado a isso temos a próxima dica:


  1. Intercale livros que você gosta de ler com livros mais densos ou sobre temas que demandam mais da sua atenção. 


Às vezes quando queremos ler aquele livro super técnico, muito difícil ou com um tema que mexe demais com seu interior, fica muito mais difícil de conseguir terminar, pois é uma leitura densa, que acaba te tomando tempo e você precisa ir mais devagar. Além disso, pode correr o risco de abandonar o livro por falta de motivação para seguir lendo.

Então uma boa dica é pegar para ler junto um livro prazeroso e mais tranquilo, pois o intuito é que esse estilo de leitura possa te descansar e permitir com que fique mais animado. Com isso, ao retornar para aquela leitura densa, sua mente está mais tranquila e seu foco fica muito mais apurado, pois você está mais relaxado. 

 Você pode ler um dia esse mais complicado, no outro continua com o mais levinho e segue a leitura intercalando essas duas obras. Se preferir pode ser um pouquinho dos dois no mesmo dia, isso você decide de acordo com o que achar mais favorável a você.


  1. Uma outra dica é pesquisar sobre o autor e o livro. 


Quando tentamos descobrir mais sobre como é o estilo do autor, sobre o que ele mais escreve, quais seus outros livros e dar uma busca mais a fundo, conseguimos entender melhor como vai ser a história ao qual queremos ler. Também pode-se olhar a sinopse do livro e o que as pessoas andam comentando sobre ele, procurar algumas resenhas, pois aí você estará munido de informações e não terá nenhuma surpresa desagradável, já que está sabendo do que provavelmente acontecerá

Confesso que quando preciso ler um livro mais técnico ou que trata de temas que sei que vão mexer comigo, como, por exemplo, violência, guerra e fatos reais, eu acabo lendo muitas resenhas e comentários de quem já leu. Isso me ajuda a preparar o meu psicológico para a leitura, aí quando chega em partes mais difíceis e técnicas já tenho noção de como agir ou proceder perante isso. 

Não sei vocês, mas não gosto de livros de terror, pois morro de medo dessas coisas, por exemplo, mas amo mistério e desvendamento de crime, é super comum ter livros que abordam esses dois temas juntos. Então para que eu não leia o livro e já no meio aconteça algo que me coloque em pânico, prefiro saber antes do que se trata.  Essa dica vale para qualquer estilo literário, não importa o tema ou estilo de escrita!


  1. Crie metas de leitura 

Quando você quer ler um livro, principalmente os mais densos e que são difíceis de engatar, colocar uma quantidade de páginas pode ajudar demais.

Estipule uma meta, não precisa ser algo muito extraordinário, pode ser cinco páginas por dia e vai aumentando ou diminuindo a quantidade conforme sua disposição e tempo. O mais importante é ser algo constante, que realmente pegue todos os dias aquele livro e esteja sempre tirando um tempinho para a  leitura. 

Você também pode fazer metas mensais e anuais, colocando a quantidade de livros que pretende ler durante esses períodos e listar quais são eles. Aliado a isso temos a próxima dica:


  1. Se recompense 


Premiar a você mesmo após cada leitura é um incentivo muito grande que te permite continuar a ler aquele livro e dá mais ânimo para terminar. Não precisa ser algo muito extraordinário, pode ser comer um chocolate ou tomar um chá, ficar mexendo nas redes sociais, ver aquela série ou um filme. Isso você decide, desde que seja algo muito prazeroso ou que goste de fazer, não importa. 

Também não precisa ser a mesma coisa sempre, você pode variar e cada dia escolhe um prêmio diferente, isso ajuda demais, principalmente naquele dia que você não está animado, cansado ou com preguiça, mas precisa cumprir a meta de leitura. 

Quando você também cumpre uma meta de livros mensais e anuais, também pode se premiar para te incentivar a igualá-la ou batê-la no próximo período, assim acaba tomando mais gosto por ler mais livros. 


  1. Um outra dica é organizar as suas leituras 


Você elenca os livros e coloca em cada mês a lista de leituras que você quer cumprir e, junto a isso, quais são os primeiros, a ordem e em quanto tempo você pretende ler cada um deles. Por exemplo, eu tenho uma meta de ler 4 livros por mês e sei que gasto uma semana para cada um deles, então faço a minha lista de leituras e coloco o dia que vou começar e terminar cada um.

Com isso, eu tenho um cronograma e vou seguindo ao longo dos meses, é claro que não precisa ser tão rígido, pode colocar ou retirar livros e reorganizar conforme a sua necessidade. Mas quando você tem noção daquilo que vai ler e os dias, fica muito mais fácil, sem contar que não tem aquela preguiça e fica adiando iniciar o livro ou não sabe qual vai ser a próxima leitura.

Tem alguns aplicativos que te ajudam nisso, a Bianca usa muito o Skoob e para ela ajuda demais na organização das leituras. Se quiserem saber mais sobre a organização da leitura dela, deixem nos comentários quem sabe ela não vem contar para vocês!

Eu uso o calendário e planner, pra mim funciona bem, pois coloco todos os que vou ler organizados, bem como o dia de começar e terminar. Mas você pode usar uma agenda, um caderninho de leitura ou qualquer artifício que melhor se adapte, a ideia é organizar mesmo cada livro.

Bom, pessoas, essas foram as dicas que vim trazer para vocês hoje, espero que tenham gostado e conte aqui nos comentários se elas te ajudaram, se vão colocar em prática e qual dica mais gostou! Se tiver mais alguma que te ajuda comente aqui em baixo, queremos saber também como se organizam por aí...

Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: Trilogia "O Povo do Ar"

Opinião sobre Série: Corte de Espinhos e Rosas

Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite (Livro 02)