Análise de Série: Hush Hush
Resenha por Iasmin Campos
Editora: Intrínseca
Autora: Becca Fitzpatrick
Olá, Caleidoscópios, como estão? Terminamos a nossa amada série de anjos Hush Hush e, como de costume, vamos comparar todos os livros e fazer um apanhado geral dos acontecimentos.
Caso vocês não saibam ou perderam o conteúdo, temos resenha de cada um dos quatro livros por aqui e se vieram do instagram, tem posts por lá também! Então vai correndo ler as postagens anteriores e depois volte aqui para dar continuidade!
AVISO: ESSE CONTEÚDO PODE TER SPOILERS DOS LIVROS E RESENHAS ANTERIORES, POIS VAMOS PARTIR DO PONTO QUE VOCÊS JÁ LERAM NOSSO CONTEÚDO!
Pessoas, vamos seguir dando um pequeno resumo de cada um dos livros para situar vocês e depois seguirei falando da série no geral.
Sussurro
Aqui temos a apresentação dos personagens e da nossa protagonista, Nora Grey. Ela tem uma melhor amiga, Vee, e essas duas são inseparáveis, mas tudo muda quando Patch entra na vida dela trazendo muitos mistérios, ainda mais por ele ser cheio de segredos. Nesse livro, há uma pessoa que persegue a Grey, confunde um pouco a mente dela e o seu papel é tentar descobrir quem, bem como o motivo disso.
Crescendo
Nesse livro, Nora descobre muitos segredos sobre o mundo dos anjos caídos, sabe que é de uma linhagem de nephilins e que esses são possuídos no Cheshvan. Nossa protagonista também tem muitos problemas com Patch, descobre a verdade sobre quem realmente é o seu pai e o que aconteceu com a configuração da sua família. Novamente temos perseguições, sequestros da nossa personagem, quanto mais a Grey descobre segredos, mais perigosos é para a vida dela.
Silêncio
Nora acaba perdendo a memória dos últimos 5 meses, não se lembra de nada do que ocorreu e muito menos dos segredos que descobriu ao longo dos outros livros, então passamos toda a história relembrando tudo com a personagem. Temos também o surgimento do Mão Negra e sabemos que ele foi o responsável pelo sequestro e tudo que houve com a protagonista. Aqui Patch, que praticou vários atos heróicos para salvar a personagem, mas que somente são revelados a ela depois que Grey tem mais noção do que está acontecendo.
Finale
Aqui tem-se o fechamento da história que começa com a indecisão da protagonista em assumir o exército de Hank e levar o nephilins a guerra ou ficar do lado dos arcanjos. Qualquer lado que ela escolher tem consequências às quais Nora não sabe lidar, além disso temos Grey tentando lidar consigo mesma, pois tem poderes angelicais e está sendo perseguida por outros anjos. Há também a formação da guerra e todas as jogadas que ela e Patch, trabalhando juntos, fazem para lidar com a situação.
Após esses mini resumos de cada livro vou dar minha opinião sobre o que achei, e começo dizendo que houve algumas coisas que me incomodaram ao longo da série, mas isso não tira o brilho da escrita em nenhum momento ou me faz gostar menos. Gostei demais do tema, ainda mais porque adoro livros que falam de anjo e aliado a mistérios é um prato cheio para que amar tudo.
Porém, preciso ser sincera com vocês e abarcar pontos que me deixaram bastante desconfortável ao longo das leituras e o primeiro é a ingenuidade da personagem. Ela se coloca em perigo o tempo todo, toma atitudes muito imaturas e decisões que a levam realmente a ser sequestrada. Sem contar que confia demais nas pessoas, facilitando o trabalho dos sequestradores de a encontrarem.
Outro ponto que me irritou foi que, em todos os livros, ela foi sequestrada! Sério, em TODOS, e nos raptos teve a ajuda de Patch para salvar a personagem direta e indiretamente. Temos a questão da mocinha sendo salva pelo príncipe aqui também, o que não é ruim, mas como foram vários, fica muito monótono.
Falando em confiança, preciso mencionar que Patch entra um pouquinho nisso, pois também tentou matar Nora e ela confiou nele, sem contar que o anjo é abusivo sim, maior prova disso é ele colocar um rastreador na roupa e no celular da Grey, sem nem ter avisado a ela. Também é bom mencionar quem tomou as decisões finais e o que a protagonista deveria ou não fazer, além de não explicar ou justificar em momento nenhum suas atitudes e deixar Nora no escuro.
Então, achei que muitos problemas poderiam ter sido evitados se houvesse comunicação entre os dois e se ambos conversassem. Isso deu uma boa melhorada no último livro, quando Nora acordou e começou a tomar as decisões por si própria, com isso obriga Patch a conversar e tratá-la como igual. Gostei bastante do amadurecimento da personagem e foi nítido essa mudança.
Outro ponto é a Vee, caso vocês não tenham percebido e eu falei também nas outras resenhas, essa personagem é uma amizade tóxica para Nora, pois a amiga da protagonista incentiva as atitudes erradas da Grey, como quando ela invadiu a casa de Scott. Sem contar que não acredita nas coisas que a nossa personagem fala, como no exemplo do carro e a Vee já afirmou que era um veado sem nem querer saber da história.
Também preciso falar que Vee manipula Nora usando a falta de memória da segunda para omitir e mudar informações, como quando disse que não conhecia Patch e sobre o carro que Scott deu a ela. Portanto, é uma amizade que não foi saudável para nossa protagonista e que acabou contribuindo para aumentar as confusões que Nora se envolveu.
Quer dizer que eu não gostei dos livros? Claro que não, eu amei a escrita da autora, gostei demais do cenário de anjos e nephilins, a história toda me envolveu demais e essa questão dos mistérios e desvendamento das coisas me envolveram tanto que eu custava a parar de ler, pois a todo o momento queria saber o que estava acontecendo.
Outro ponto que gostei bastante foi a evolução dos personagens, primeiro com Nora, que no primeiro livro é bastante ingênua, mas nos outros livros corre atrás da verdade, não se acomoda e muito menos reclama das coisas que acontecem com ela. Então é nítido o amadurecimento da protagonista e no último livro, a garota realmente tenta tomar as decisões sem precisar da aprovação de ninguém. Eu adorei essas mudanças que a autora colocou na Nora!
Sobre nosso protagonista, aconteceu a mesma coisa, pois podemos ver que ao longo dos livros Patch foi mudando, tentando ficar mais comunicativo, conversando e não omitindo mais as coisas da Nora. Sem contar que deu para perceber o crescimento do sentimento dele pela Grey, tanto que no último livro o anjo se declara várias vezes e fala da importância da namorada para a vida dele. Isso foi um ponto muito importante e que eu amei, pois não foi aquele amor platônico que você não vê surgindo e não consegue explicar, aqui temos uma evolução e justificação dos sentimentos.
Sobre a história em si eu gostei demais, essa questão dos anjos possuírem os nephilins, do surgimento da nova raça, da possibilidade de um anjo virar humano e das artes do mal são temas que me interessaram demais. Foi incrível ler sobre esse assunto e ver as ligações que a autora fez entre esses povos, sem contar o fechamento da história, sim, pessoas, todos os pontos são conectados e ela dá uma solução bem satisfatória a cada um deles.
Eu indico demais vocês lerem os livros e embarcarem nesse mundo angelical, pois é muito envolvente, mas como eu disse antes, tem problemas que eu não poderia deixar de comentar. Porém esses percalços não fazem a série ser ruim, mas acabam sobressaindo quando você está lendo.
Enfim, leiam, se apaixonem por essa série e venham nos contar se concorda ou discorda com a minha opinião ao longo de cada livro e não se esqueçam de indicar para outros leitores, pois acredito que vão gostar!
Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram da leitura, deixe um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!
Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!
Comentários
Postar um comentário