Série Hush Hush: Crescendo (Livro 02)

Resenha por Iasmin Campos

Editora: Intrínseca; 1ª edição (8 fevereiro 2011)

Número de páginas: 288

Autora: Becca Fitzpatrick




Sinopse

A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar. 

Se não fosse pelo interesse de Patch em Marcie, Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família que acaba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na maior parte do tempo, é impossível não se sentir atraída. Lá no fundo, porém, ela tem certeza de que ele guarda um segredo. 

Atormentada por repetidas visões do pai, inexplicavelmente assassinado anos antes, Nora começa se perguntar se haveria alguma conexão entre a morte dele e o fato de pertencerem a uma linhagem de nefilins. Ela quer descobrir o que realmente aconteceu, mas isso é muito arriscado. Algumas verdades ficam melhor mortas e enterradas - do contrário, podem destruir tudo em que você acredita. 



Resenha

Caleidoscópios, como estão? Voltamos com a resenha número dois da nossa série de terça: Hush Hush, trazendo o segundo Crescendo!

Recomendo ler a resenha anterior do livro um, que está muito legal e já vai deixar bem a par do que vamos falar essa semana! Partirei do pressuposto que vocês leram Sussurro para começar relatando o que aconteceu no final do livro passado.

No final da primeira obra descobrimos que Jules era o Chauncey de Patch  e que queria se vingar do anjo. Por quê?

Todos os anos no período do Cheshvan, que dura 15 dias, os anjos caídos podem possuir o corpo dos nephilins e ter experiências humanas, como sentir o toque de outras pessoas. Mas, para isso, eles precisam fazer um “contrato” obrigando os Nephilins a serem possuídos e, pensem comigo, não deve ser nada legal um ser entrar no seu corpo todos os anos e fazer o que bem entender com ele sem você poder fazer nada....

Então Jules era o nephilim de Patch e virou isso, em primeiro lugar, por ser o descendente direto do anjo e, segundo, por ter sido espancado até aceitar. Porém, o garoto não estava nada satisfeito em ter seu corpo possuído e queria a todo custo se vingar. Como vocês acham que fez isso? Usando a Nora.

Jules sabia que o anjo a amava, tanto que teve várias possibilidades de matá-la para conseguir o corpo humano que tanto deseja, mas nunca o fez. Se quiserem detalhes sobre essa informação, leiam o livro!

Então, Jules conseguiu usar Vee para atrair Nora até a escola, começou a torturar a segunda, controlando seus pensamentos e colocando coisas em sua cabeça para perturbá-la. Até que a garota fugiu, subir na arquibancada e se jogar de lá, mas Patch conseguiu salvá-la. Aqui temos o início do cenário de Crescendo!

Quando Patch fez esse ato heroico, salvando uma pessoa da morte, virou um anjo da guarda e, por Nora ter se sacrificado, acabou matando Jules, que era um parente nephilim distante dela. 

 No segundo livro temos o amor aflorado do casal, que começa a viver um relacionamento, Patch vira um anjo da guarda e precisa exercer a sua função como o cargo exige, alem de ser subordinado aos arcanjos. Vocês acham que vai ser tudo flores para o casal?

Já adianto que esse namoro não dura nada, porque vários problemas aparecerem, novos mistérios sobre a vida da nossa protagonista começam a surgir, os arcanjos não aprovam o amor deles e outras pessoas começam a perseguir a protagonista, que continua correndo perigo. Todos esses fatores acabam afastando o casal, que não pode ficar junto.

Novamente Nora começa a ser seguida e não faz ideia de quem seja, além de começar ter visões com seu pai e isso acaba perturbando a protagonista.  Sem contar que Patch se afasta da moça e acaba tendo um romance com outra pessoa, além disso, um conhecido da infância da Grey aparece na vida dela e começa a ter atitudes muito suspeitas. Quem será que está perseguindo-a e o que a pessoa quer?  

Dando a minha opinião sobre esse livro, tive a sensação de que houve uma repetição do anterior com a mesma coisa da perseguição, surgimento de novos nephilins e pessoas suspeitas na vida da protagonista. Uma coisa que achei legal foi que Nora deu uma amadurecida, pelo menos em relação à Patch, e começou a confrontar o rapaz, não aceitando a omissão sobre seu passado, ficar se esquivando a perguntas e ter atitudes suspeitas, mas isso é bem sutil ainda.

Se vocês achavam o anjo abusivo no outro livro, adianto que nesse ele está bem mais, pois tem umas atitudes muito possessivas com Nora, acredito que possa ter havido uma traição da parte do anjo e nossa protagonista passa ainda por muitos problemas. Mas super indico vocês continuarem, porque ainda tem muito mistério a ser desvendado e muitas coisas voltam à tona em Crescendo e abrem brechas para mais segredos desvendados.

Um desses é sobre a conformação da família da Nora, onde ela descobre sobre a verdade do seu pai, alguns segredos do passado de Patch retornam e temos uma iminente guerra se formando entre anjos e nephilins, ou seja, há muito mais mistérios e confusões pela frente! Confesso que adorei todas essas confusões, sem contar que a escrita da autora é muito boa, fluida, leve e te deixa bastante curioso!

Se eu recomendo? Demais, acredito que vão gostar muito da sequência e dos novos fatos que surgem e deixam nossa protagonista muito mais confusa! Se quiserem mais detalhes, sugiro ler o livro ou, se não se importarem com spoilers, continuem a resenha!

Caso você vá parar de ler aqui, por causa do spoiler, não se esqueça de seguir a gente no Instagram (@caleidoscopio_literario) e deixar sua opinião nos comentários! É muito importante! 



A PARTIR DESSE PONTO TEM SPOILER:

Se você não gosta, não leia!



Seguimos a partir desse ponto, aprofundando um pouco mais no livro e já adianto que vou dar spoilers para isso!

Começo dizendo que mal inicia o livro e o casal já tem uma cena fofinha e quente ao mesmo tempo...

Isso ocorre no carro de Patch, em frente à casa de Nora, após um encontro do casal em que o rapaz começa a beijar nossa protagonista, a coloca no seu colo e ambos trocam objetos muito importantes. Nosso protagonista entrega seu colar a moça e Grey dá a ele o anel que o pai tinha lhe dado e que era a única ligação que ela possuía com o patriarca da família. Advinha o que a garota fez? Disse ao anjo que o amava!

Aí pessoas, as coisas começaram a ficar estranhas, porque Patch disse que tinha algo muito errado nas redondezas, que precisa ir embora e Nora tinha que entrar em casa. Para ajudar, a mãe da moça estava na entrada da residência, impaciente para que a filha fosse para dentro, então a Grey teve que ir, mesmo a contragosto, pois queria a todo custo saber o que houve.

No dia seguinte, ela precisava ir para o curso de verão e teve que ir andando para a escola, no caminho encontrou Marcie, que ofereceu uma carona à protagonista, mas foi tão mal educada que Nora desistiu. Ao chegar à escola e se sentar, a menina veio querer saber de Patch, falou a Grey que ele tinha ido até a sua casa na noite anterior, ficou vigiando o lugar e a garota ainda ameaçou nossa protagonista falando que ia denunciar o rapaz à polícia.

Nora ligou os fatos de que Patch saiu daquela forma e depois foi para a casa de Marcie. Devo dizer que as duas garotas possuem uma rixa, vivem brigando e se provocando, sendo que a segunda faz de tudo para humilhar a Grey desde o ensino fundamental.

No mesmo dia, a mãe de Nora tinha marcado um almoço com um colega de infância dela e Patch foi até o quarto de Grey horas antes desse evento, então a protagonista perguntou a ele o que havia feito na noite anterior e porque estava na casa de Marcie.  sendo que o namorado apenas desconversou e disse que não podia falar, então Nora se enfureceu, começou a pensar que realmente seria impossível os dois viverem juntos e que ela não poderia abrir mão dos seus sonhos para viver uma vida com o anjo. 

Foi aí que terminou tudo com o rapaz. Sim, pessoas, nossa protagonista acabou com o namoro!

Após a briga com Patch, Nora precisava ir ao jantar que sua mãe arranjou entre Scott (colega de infância) e a mãe dele. A refeição foi muito esquisita, porque deu a entender que o rapaz se envolveu em alguma coisa no passado que fez com que a família tivesse que sair de onde morava e voltar para a cidade onde Grey mora.

Scott e Nora se conheciam quando pequenos e a protagonista não tem uma boa memória dele, pois o rapaz a forçava a comer tatuzinho, então realmente ela não queria ver o garoto. Mas a mãe dela insistiu nisso, no estilo encontro arranjado, e ficou aquele clima bem tenso até que a protagonista começou a perguntar o que realmente tinha acontecido e a genitora de Scott começou a falar mal do ex-marido. Nisso, o rapaz falou na mente da mãe e Nora conseguiu escutar, achando tudo mais estranho ainda.

Alguns dias depois, quando Scott convidou Nora para sair com ele, os dois foram a um bar de sinuca e a Grey ao entrar no local, acabou encontrando Patch, que disse a moça que Scott é um nephilim novo, puro sangue, como Chauncey, e que fazia parte de uma sociedade secreta para acabar com a possessão dos anjos caídos na época do cheshvan. 

Se os nephilins conseguissem, os anjos caídos iriam possuir humanos, que são corpos não preparados para isso e morreriam antes dos 15 dias completos, além de ser preciso um processo de persuasão, pois anjos caídos não poderiam fazer acordos com humanos. Que organização é essa? Quem será que é o chefe? Como Scott está envolvido? Vão ter que ler para descobrir!

Nora ignorou essa informação e Patch disse que ia levá-la pra casa, porque ali era muito perigoso e a Grey disse que não precisava dele, nem das suas ordens e não queria que fosse mais seu anjo da guarda e nem nada. O protagonista se enfureceu e pediu para retirar o que disse, mas ela seguiu firme com tudo. 

A protagonista continuou no local e viu que Marcie estava lá agarrando Patch, logo em seguida, aconteceu uma briga no bar e Scott estava envolvido, então Nora teve que sair agachada. Após isso, encontrou o anjo na saída que lhe deu a chave do seu jeep para ir embora e jogou na cara dela que não é seu anjo da guarda. Então de quem o protagonista é anjo da guarda afinal? Vou deixar vocês descobrirem!

Nora estava, no outro dia, em uma cafeteria com Vee quando Scott a chamou do lado de fora e foi pedir desculpas pelo vexame do último encontro e da briga no bar, então logo em seguida ao entrar no local, a atendente entregou a personagem um envelope que um homem tinha pedido para entregar a Nora Grey. Dentro dele havia um anel e um escrito: 

“O anel pertence a mão negra. Ele matou seu pai.” Página 101

Nora ficou desnorteada para saber quem fez essa brincadeira de mau gosto e a atendente não fazia ideia de quem era a pessoa, a partir disso, nossa personagem começou a se perguntar, quem é Mão Negra e porque matou seu pai?  Aqui começa um dos mistérios que eu disse a vocês!

Durante uma noite, após brigar com Marcie e ter ficado com o olho roxo, Nora foi para casa e estava sozinha, então adormeceu e Patch entrou na residência, mas ela percebeu que tudo estava estranho e teve consciência de que estava sonhando. Então descobriu que Patch arrumou uma forma de invadir seus sonhos, conversar com ela e fazer coisas enquanto a protagonista dormia. Então nesse momento a tensão sexual dos dois foi tão grande que começaram a se beijar apesar de toda a mágoa de Nora.

Então a garota passou a mão no local das asas do anjo e foi sugada para a mente dele. Ela caiu no momento horas antes, após a briga com Marcie, e viu os dois se beijando no carro de Patch e marcando de ela ir na casa dele. Então assim que saiu da mente do rapaz, Nora ficou furiosa e devolveu o colar que ele lhe tinha dado e pediu seu anel de volta, mas o rapaz a ignorou e foi embora. 

Nossa protagonista acordou e realmente percebeu que sua mente tinha sido invadida por Patch enquanto sonhava e que o colar não estava mais com ela. Também tomou consciência de que o anjo e Marcie estavam juntos dias depois deles terem terminado.

 Gente, confesso que eu fiquei muito brava com Patch por tudo e achei um ato muito baixo dele invadir a mente dela como fez, dar uns beijos na protagonista e depois, quando ela descobre que o rapaz ficou com outra, sair e deixá-la no sonho falando sozinha. Sem contar que ele ter se relacionado com Marcie dias após Nora terminar.

 No dia seguinte, após a aula, a Grey foi para a biblioteca e Vee foi ao local para deixar a chave do carro para ela ir embora, cupcakes e um cartão.Quando a protagonista abriu o cartão percebeu que era do Patch com um pedido de desculpas e tinha um perfume também nele, mas pouco tempo depois, desmaiou e quando acordou percebeu que tinha sido drogada pelo perfume do cartão, que já era 23h e alguém tinha a trancado na biblioteca.

Ela quebrou a janela do local, saiu correndo pelo corredor e ouviu o elevador subindo, então foi para as escadas. Quando estava no meio da escadaria, escutou a voz do seu pai pedindo para que voltasse para falar com ele, mas Nora, em pânico ignorou, foi correndo para onde estava o carro de Vee e foi perseguida por um outro veículo. Depois de entrar em várias ruas ela conseguiu despistá-lo e ligar para a melhor amiga, a fim de saber a origem do cartão.

Assim, Vee disse que realmente foi o anjo que deu a ela e que o cartão não tinha passado por nenhum outro lugar, então aqui a personagem tomou consciência que tinha alguém usando o seu pai para poder persegui-la e amedrontá-la. Quem será que está fazendo isso? Será que é mesmo o pai de Nora? O que a pessoa quer?

Outras perguntas que me nortearam ao longo do livro foram: Quem é o Mão Negra? Porque ele matou o pai de Nora? Será que Patch está envolvido? De quem o protagonista é anjo da guarda? Porque o rapaz está com Marcie? 

Muitos questionamentos e muitos mistérios novos que comecei a indagar durante a história e me deixaram muito curiosa para saber o que estava acontecendo.

Como eu disse anteriormente, achei um pouco parecido com o livro Sussurro, principalmente essa questão da Nora ser perseguida, Scott ser novamente um cara estranho que entra na vida protagonista. Porém, vemos também um crescimento e maturidade da personagem, que começa a não aceitar os comportamentos de Patch, já que foi ela quem terminou e decidiu seguir em frente.

Nora tem umas recaídas? Várias, mas quem somos nós para julgar? Quem nunca teve uma recaída com algum ficante ou ex que disse que não queria nem ver ou voltou para o boy porque o amava, mesmo sabendo que não valia pena! Não que isso seja um comportamento saudável! Se o ex realmente mudou e a questão que ensejou o término foi sanada,  tudo bem, mas se tudo continua igual… Não é legal! Lembrem-se, errar é humano, mas insistir no erro é burrice (e pode custar caro depois).

Enfim, sigo com minha opinião de que gostei demais desse livro, igual ao anterior, mesmo com os problemas que apontei, pois eu adoro essa coisa de mistério, segredos e desvendar crimes, que é o que temos em Crescendo. Então super recomendo continuarem, pois vão gostar demais!

Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram da leitura, deixe um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas! 

Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: Trilogia "O Povo do Ar"

Opinião sobre Série: Corte de Espinhos e Rosas

Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite (Livro 02)