Comparativo: Fallen

 


 

Resenha por Iasmin Campos

Autor: Lauren Kate 

Editora: Galera Record

Tradutor: Alda Lima 


Olá caleidoscópios! Como vocês estão?  Sim, é oficial, chegamos ao fim de mais uma série aqui no blog! Terminamos Fallen!

Hoje vamos trazer um comparativo de todos os livros que já resenhamos aqui sobre a série, se vocês não leram ou perderam, recomendo voltarem algumas postagens para conferir todas as resenhas, e depois volte aqui para ver a essa comparação!

 

AVISO: ESSA RESENHA PODE TER SPOILERS DOS LIVROS E RESENHAS ANTERIORES, POIS VAMOS PARTIR DO PONTO QUE VOCÊS JÁ LERAM NOSSO CONTEÚDO!

 

Bom, pessoas, vou situar vocês sobre cada história dos livros e darei um pequeno resumo de cada um deles! Depois seguirei com as considerações da saga!

 

Nosso primeiro livro é Fallen!

Nele, conhecemos nossa personagem principal: Lucinda Price. A protagonista acabou indo para um internato de jovens infratores após ser acusada de matar o crush em um incêndio no colégio antigo. Após chegar em Sword & Cross, ela conhece Penn, que acaba virando sua amiga, entra em várias confusões com outros colegas do colégio e vê Daniel.

Esse livro termina com a revelação de que Luce é amaldiçoada e deveria morrer após beijar Grigori, mas isso não ocorreu. Temos a informação de que Daniel, Ariane e Gabbe são anjo, enquanto Roland, Cam e Moly são demônios, há uma guerra entre eles e nossa protagonista quase foi assassinada pela anciã Sophia, que acabou matando Penn.

 

Depois, chegamos ao segundo livro: Tormenta

Para tentar proteger Lucinda das pessoas que sabem da história do nosso casal e que querem usá-la, Daniel a leva para uma escola de Nephilins, de modo a neutralizar a amada entre os que possuem sangue de anjo e para que ela aprenda algo sobre esse mundo de seres angelicais. Nesse lugar, nossa personagem conhece Shelby e Miles, que acabam se tornando seus amigos, aprende que pode viajar nos anunciadores e conhece a fundo o que são essas criaturas.

 O livro termina com uma guerra no dia de ação de graças na casa dos pais de nossa protagonista, com ela entrando dentro de um anunciador e voltando para algum lugar no passado.

 

O Terceiro livro é: Paixão

Aqui temos a viagem da nossa protagonista ao passado, por meio dos anunciadores, Daniel indo atrás da amada para tentar impedi-la de fazer algo que pudesse mudar toda a história e todos os anjos, Miles e Shelby também entrando nos anunciadores para encontrar Lucinda. Há um personagem novo, Bill, que aparece para nossa personagem de forma a tentar ajudá-la, sendo revelado mais tarde que ele é Lúcifer.

Assim, temos que esse demônio bolou um plano de apagar todo o passado e reescrevê-lo para fazer com que todos os anjos se juntem a ele, há também Daniel quebrando a maldição de Luce e termina com todos precisando impedir o plano de Lúcifer de ser concluído.

 

Por fim, Êxtase

Temos a descoberta de três artefatos que, quando reunidos no Monte Sinai, podem demonstrar exatamente onde ocorreu a queda dos anjos e contar onde Lúcifer está. Mostra a corrida dos anjos, demônios e Lucinda para encontrar esses objetos de modo a impedir o demônio maior, bem como somos apresentados ao fechamento da história dos nossos protagonistas, em que a autora termina a série, dando uma solução para que ambos possam ficar juntos.

 

O Spin-off Apaixonados

A série tem um livro extra que fizemos a resenha. Lançado entre o terceiro e quarto livro, conta quatro histórias dos personagens no dia dos namorados. Nesse livro temos na sequência: Miles e Shelby; Roland; Ariane e por fim o nosso casal de protagonistas Luce e Daniel, na era medieval, mostrando como cada um passou o dia dos namorados e como foi a ligação dos fatos entre eles. Esse livro é independente e não altera ou é necessário para o seguimento da história dos protagonistas.

 

Bom, pessoas, vou seguir dando minhas considerações sobre a série!

Eu, particularmente, adoro esse assunto de anjos e confesso que tenho um carinho especial pelos livros, pois como já falei nas resenhas, a minha primeira saga lida foi Fallen, que impulsionou o meu gosto pela leitura e o meu aprofundamento nesse mundo místico das questões angelicais.

Não posso deixar de mencionar que houve muitas coisas que percebi com essa releitura que incomodaram demais e na época que li a primeira vez acabaram passando despercebidas.

O primeiro ponto é a ingenuidade de Lucinda e falta de maturidade dela, pois acredito que a personagem aceita muitos comportamentos abusivos do Daniel no primeiro livro, como por exemplo, os foras que ele deu nela e a cena em que ele mostrou o dedo do meio, além de ter sido extremamente grosso, e mesmo assim Luce correu atrás dele. Isso são comportamento que não podemos deixar passar batidos e que não se pode aceitar. Se a pessoa fizer isso com você, diga que não aceita e não corra atrás dela, pelo contrário siga a sua vida e a deixe de lado.

Outro ponto é Lucinda confiar em pessoas que nem conhece e o auge disso aconteceu com Bill. Pessoas, ela fez um acordo com Lúcifer, aceitou a ajuda dele mesmo achando muito estranho o fato dele saber tudo da vida da nossa protagonista.

Isso serve de alerta: nunca confiem em estranhos, não aceitem ajudem deles, pois você pode estar se colocando em situações muito perigosas e no caso da nossa protagonista aceitando ajuda do demônio. Outro ponto, confie na sua intuição. Luce desconfiou de Bill, mas mesmo assim não seguiu seu coração e continuou ao lado dele, e no final quase se ferrou por isso!

Quanto a Daniel, essa questão de ele não precisar de ninguém e querer resolver as coisas sozinho foi um problema, levando a uma confusão imensa ao longo dos livros, porque se ele fosse mais sensato e tivesse montado um plano com os seus amigos, poderia ter evitado todo aquela bagunça dos anunciadores. Se Grigori tivesse confiado na amada e contado um pouco mais as coisas para Luce ao invés de ter simplesmente a colocado na escola, deixando-a sozinha, a moça não teria entrado nos anunciadores e saído viajando com Lúcifer pelo passado.

Enfim, temos o problema de falta de comunicação!

Quanto à história, achei que em muitos pontos a autora não explicou as coisas direito ou deixou tudo muito vago, por exemplo, os anciãos, os tempomotos, as pátinas, os párias e vários outros pontos que são muito importantes, ela somente citou. Isso, na minha opinião, prejudicou demais, pois me deixou confusa, sem entender nada! Então acredito que se tivesse um pouco mais aprofundamento nos pontos e nesse universo angelical a história teria ficado incrível.

Acabei vendo essa omissão de informação no spin-off também, em que houve a apresentação das histórias de amor dos outros personagens, que são também muito interessantes e que poderiam ter sido mais aprofundadas.  Porém, somente foi citado as passagens de uma forma mais superficial e deixou novamente o leitor confuso em muitas partes por falta de informação, e não deu muito bem para entender.

Um exemplo disso foi a história de amor da Ariane, em um primeiro momento você não tem ideia de que é Tess, se é menino ou menina, somente descobre depois de muito tempo durante a briga de ambas, e não tem como entender o surgimento da paixão desse casal. Sem contar que a briga delas é muito confusa, porque a principio você não sabe que Tessriel é demônio, então não entende o amor impossível das duas.

Mas as outras histórias são melhores, a da Shelby e Miles eu achei muito fofinha, adorei ver que viraram um casal e a de Roland também é legal!

Por fim, no geral eu gostei muito da série, desse tema, dos personagens e de toda a história mesmo com os problemas que citei acima e venho citando ao longo das resenhas. São livros bem fluidos e que não há problemas com a linguagem, além de ser um tema leve e muito interessante que você consegue ler um atrás do outro tranquilamente.

Se vocês me perguntarem: Você recomenda essa série? Demais, tanto que li ela pela segunda vez e continuei gostando! Acredito que vocês também vão gostar e acho que deveriam dar uma chance caso ainda não tenham lido ou continuar caso pararam em algum deles!

Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram da leitura, deixe um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!

Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: Trilogia "O Povo do Ar"

Opinião sobre Série: Corte de Espinhos e Rosas

Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite (Livro 02)