Comparando o Filme com o Livro: Fallen

 

 

Resenha feita por Iasmin Campos

 

Sinopse do filme

Responsabilizada pela misteriosa morte de seu namorado, Lucinda Price (Addison Timlin) vai para um reformatório. Em Sword & Cross ela se aproxima de Daniel Grigori (Jeremy Irvine), sem saber que ele é um anjo apaixonado por ela há milênios, e também não consegue se manter afastada de Cam Briel (Harrison Gilbertson), outro que luta há tempos por seu amor.

 

Sinopse do livro

“Excitante, sombrio e romântico Fallen é, ao mesmo tempo, um thriller vigoroso e uma inesquecível história de amor. Lauren aposta no amor impossível entre os protagonistas para tecer o início de uma saga com todos os ingredientes de um cult do gênero. Em Fallen, acompanhamos a adolescente Luce, mandada para um reformatório ― apropriadamente batizado de Sword & Cross ― após a morte do namorado em um incêndio misterioso. Ela suspeita que estranhas sombras negras, que a atormentam desde a infância, são as verdadeiras responsáveis. Mas quem acreditaria nela? Na escola, ela encontra o etereamente belo Daniel Grigori, que desperta uma estranha sensação de reconhecimento: único ponto luminoso num lugar onde celulares são proibidos e há câmeras de vigilância por todos os cantos. Mas tanta luz hipnotiza a menina, atraída pelo rapaz como uma mariposa pela chama. Ele tenta se manter afastado de Luce, mas também não consegue. E a verdade promete separá-los como tantas outras vezes ― com a morte de Luce. Amantes destinados a se encontrar e se perder vida após vida, século após século.”

 

 

Resenha

Olá, caleidoscópios! Estão todos animados para mais uma resenha? Hoje traremos um conteúdo novo e inédito aqui no blog!

Terminamos com os livros da nossa série Fallen e tem resenha de todos aqui no blog, se você não sabe do que estamos falando, dá uma olhada nas nossas postagens e vá ler os conteúdos anteriores, porque estão legais, e depois volte aqui para dar sequência nessa!

Como vocês já devem saber, e eu disse nas resenhas, o primeiro livro da série possui um filme com o mesmo nome e hoje vamos comparar os dois!

Vou começar falando que mesmo que um filme seja 100% fiel ao livro, o que é bem raro, ele não vai conseguir abarcar todos os detalhes da escrita e da história.  Então, não vá querer ver a obra cinematográfica e achar que entende tudo do que está na escrita, que isso não é verdade! 

No livro sempre tem mais detalhes, cenas que não foram gravadas, mais descrições do escritor e muitas vezes possuem coisas que acontecem na escrita e é retratado de forma totalmente diferente nos filmes ou mudam a ordem da sequência dos acontecimentos, enfim temos que entender que são obras diferentes.

Onde eu quero chegar com isso? O filme e o livro de Fallen são muito diferentes.

Tem muitas coisas que possuem no filme, mas não tem no livro, ou seja, inventaram cenas e houve mudança na sequência da história, pois foi colocado partes que eram para acontecer mais no final ou no meio da obra escrita, no inicio da cinematográfica e vice e versa.

Enfim, pessoas, para quem leu Fallen primeiro e depois foi ver o filme, que é o meu caso, sente-se um baque muito grande, porque você começa a comparar e fica: mas no livro não foi assim que aconteceu; isso não pode estar passando agora, porque essa não é a sequência certa; eles inventaram essa cena; não tem isso na escrita; quando eu li não era dessa forma...

Então meu conselho: não comparem, porque vocês vão ficar muito bravos! Eu fiquei muito frustrada ao ver que o filme é muito diferente!

Mas vocês podem se perguntar: Não tem nada igual entre as obras? Tem sim, pessoas, foi preservado pequenas coisas, algumas cenas realmente tem nos livros e a fisionomia dos personagens é bem parecida!

O ponto que quero chegar é que as diferenças estão muito mais presentes do que as semelhanças! Então se forem ver, repito, tentem não comparar! Eu confesso que já vi o filme algumas vezes, não é meu preferido, mas é interessante e bom pra passar o tempo! Porém, se falar que adorei e acho muito legal estarei sendo equivocada, porque prefiro o livro!

A partir desse ponto eu irei aprofundar e comparar as obras, mas preciso dar spoilers para isso!  Então se você vai parar por aqui eu recomendo que veja o filme e leia o livro para tirar as suas próprias conclusões, e depois não se esqueça de vir aqui nos contar o que achou!

Caso você vá parar de ler aqui, por causa do spoiler, não se esqueça de seguir a gente no Instagram (@caleidoscopio_literario) e deixar sua opinião nos comentários! É muito importante!

 

A PARTIR DESSE PONTO TEM SPOILER:

Se você não gosta, não leia!

 

Vou seguir a resenha comparando as duas obras e por isso vou das spoilers!

Seguiremos com a parte em que Luce chega em Sword & Cross sendo apresentada as regras da escola e já começa a diferença aí, porque no livro quem explica as regras é uma mulher e no filme um homem! Sim, colocaram personagens diferentes para fazer o papel. Mas a questão da sequência da cena e da protagonista conhecer Cam são até parecidas!

No filme há uma conversa de Luce com um homem e ele diz que ela precisa tomar o remédio prescrito pelo psicólogo para voltar a ter uma vida normal e, se fizer isso, poderá voltar à escola antiga e a vida ao qual tinha antes. Já no livro sabemos que Lucinda foi parar na Sword & Cross devido ao acidente que teve e por determinação do juiz, não por ter problemas psicológicos e ter feito tratamento. Além disso, ela diz que os remédios foram suspensos pelo psiquiatra por ter mentido que tinha parado de ver as sombras, não por vontade própria dela.

Aqui vemos uma diferença bem grande das duas passagens, no filme eles inventaram e distorceram a cena dando a entender que Luce parou com os remédios porque quis.

Dando sequência, no inicio do filme, há uma conversa entre Ariane, Roland e Gabbe falando que Luce vai pegar fogo de novo e o rapaz até brinca que vai apostar que isso vai acontecer. Aí temos mais uma cena que não existe no livro.

No filme o primeiro encontro de Lucinda com Daniel é na biblioteca onde ela o vê dormindo, após fazer um desenho. A moça fala com ele e Grigori levanta bruscamente, chocado, saindo do local rapidamente sem dizer uma palavra então Luce pega o lápis que o personagem tinha deixado cair, diz que é dele e mesmo assim o rapaz sai deixando a sozinha sem entender nada. Aqui temos mais uma cena feita no filme que não acontece dessa forma no livro.

Sabemos que o primeiro encontro deles é naquela cena em que o rapaz mostra o dedo para Luce e que no caso do encontro da biblioteca não aconteceu da mesma da forma descrita no filme. Além disso, nossos protagonistas conversam, Lucinda diz que viu ele a desenhando e o moço diz que queria ficar sozinho e se retira.

Resumindo: percebemos mais uma cena totalmente diferente e que diverge em ambas as obras, mas acontece no mesmo local e tem o encontro na biblioteca. Logo após isso, no filme, há a briga de Moly com Luce, em que a primeira empurra nossa protagonista no meio do corredor e diz que:

-Nunca esteve tão mal em toda a sua existência nauseante. (fala de Moly no filme)

Então o diretor as encontra e leva Moly com ele, dizendo que espera que ambas não tenham brigado e Lucinda vai para o banheiro.

Sabemos que a briga de Luce e Moly foi no refeitório e Ariane acabou dando um soco na segunda para salvar nossa protagonista. Além disso, Lucinda foi para o banheiro se limpar por causa do bolo de carne em seu cabelo e roupas.

A única coisa semelhante é que o encontro com Penn foi no mesmo local, mas em circunstâncias diferentes. A sequência dessa cena é muito parecida tanto no livro quanto no filme. Confesso que achei essa personagem muito parecida em ambas as obras!

Após isso há a aula da professora Sophia onde ela explica sobre a queda dos anjos, não preciso falar que foi muito diferente da do livro né? Além da ordem da cena ser muito antes no filme, se comparada a obra escrita!

Na sequência da autora essa aula ocorre após o encontro do Cam e Lucinda no cemitério onde ambos quase se beijam, mas no filme está após a cena de Penn e Luce no banheiro!

Sabem a cena do anjo que cai em Luce? Quando Daniel rapidamente a salva de ser esmagada e a deixa lá sem entender nada... Acontece no filme e foi bem parecida com a do livro, mas sob um contexto diferente!

Pessoas, temos a sequência da cena de Penn contando a história dela e no filme é dito que a moça foi parar lá após a separação dos pais que não estão interessados na filha. Mas sabemos que foi porque o seu pai era zelador e depois faleceu. Confesso que foi algo me deixou bastante irritada mesmo, porque eles distorceram totalmente o contexto e a explicação sobre a vida dessa personagem.

Após isso, temos a cena do encontro de Luce e Cam que é um pouco parecido e diferente ao mesmo tempo devido as falas dos personagens serem muito diferentes entre as obras. Mas o contexto da cena, do rapaz ter sugerido um café da manhã a nossa protagonista se assemelha a escrita pela autora.

Lembram daquela cena da luta de espadas? Em que Lucinda tem a ajuda dos anunciadores para se lembrar de como lutar... Então no filme ela duela com Daniel!

Sim, pessoas, pasmem que na obra cinematográfica o parceiro de esgrima é o anjo e devo admitir que fiquei super chocada com essa total distorção da cena!

Sem contar que até esse ponto do filme eles não trocaram uma fala e sabemos que no livro o casal chega a se encontrar e a conversar algumas coisas, mas na obra cinematográfica Daniel não fala uma palavra. Sério, você não escuta a voz do rapaz, só tem umas trocas de olharem com Luce e mais nada. Confesso que isso me incomodou demais, porque como assim o protagonista fica mudo?

Pessoas, acredito que vocês já têm uma ideia de que são totalmente diferentes uma obra da outra, a única coisa que tem igual são os personagens e os pontos alvos do livro como a maldição da protagonista. No mais o restante é totalmente diferente.

Analisando somente o filme, sem levarmos em consideração a obra literária, eu confesso que me incomodou demais a sequência das cenas, porque tive a impressão que são vários cortes que se juntaram para fazer o filme. Não tem uma conexão de uma cena para a outra, porque quando há troca de cena, muda assunto, cenário, figurino e personagens sem nenhuma conexão com o que estava acontecendo anteriormente.

Com isso, você fica muito confuso, porque, por exemplo, uma hora a Luce está conversando com Penn no banheiro um assunto, aí nem terminou as falas e ela já está em outro lugar com outra pessoa falando outra coisa. Não há uma fluidez e sequência lógica nas coisas...

Outro ponto é que a obra cinematográfica tem um ar sombrio e de suspense. Sabe em filmes desse gênero, quando algo vai acontecer e ou personagem vai ser surpreendido ou vai acontecer algo ruim, e eles colocam aquelas músicas pra te deixar agoniado? Acontece isso varias vezes ao longo da obra cinematográfica e me incomodou pelo fato de que é um filme de romance e destoa da proposta do livro! Sem contar que tem um ar de mistério ao longo de todas as cenas.

Outra coisa é a interação entre nossos protagonistas, que só conversam meio que para o final do filme e se já era difícil entender como Luce se apaixonou por Daniel no livro, na obra cinematográfica fica muito pior, porque não há nenhuma troca de palavra, gesto e muito menos conversa entre eles como já mencionei antes.

Preciso contar que a cena do incêndio na biblioteca me surpreendeu positivamente, pois achei muito bem gravada e o contexto ficou muito parecido com o livro, então foi um ponto positivo que achei do filme.

Enfim, se vocês não tiverem lido o livro e não souberem nada da história, acredito que é um filme bem interessante que podem gostar, mas como eu li toda a série não tem como não comparar e fica muito difícil de gostar ou achar bom, porque é totalmente diferente e distorceram demais a obra escrita!

Recomendo vocês verem e tirarem as suas próprias conclusões, para ter um posicionamento pessoal perante as duas obras!

Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram? Um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!

Compartilhe nas suas redes sociais a resenha se você achou bacana, e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: Trilogia "O Povo do Ar"

Opinião sobre Série: Corte de Espinhos e Rosas

Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite (Livro 02)