Série Fallen: Fallen (Livro 01)

 

Resenha por Iasmin Campos

Autor: Lauren Kate 

Editora: Galera Record; 69ª edição (30 julho 2010)

Tradutor: Alda Lima 

Número de Páginas: 406



Sobre o Autor

Lauren Kate cresceu em Dallas, estudou em Atlanta e começou a carreira de escritora em Nova York. Atualmente, é professora e vive em uma antiga fazenda na Califórnia.

 

Sinopse

“Excitante, sombrio e romântico Fallen é, ao mesmo tempo, um thriller vigoroso e uma inesquecível história de amor. Lauren aposta no amor impossível entre os protagonistas para tecer o início de uma saga com todos os ingredientes de um cult do gênero. Em Fallen, acompanhamos a adolescente Luce, mandada para um reformatório ― apropriadamente batizado de Sword & Cross ― após a morte do namorado em um incêndio misterioso. Ela suspeita que estranhas sombras negras, que a atormentam desde a infância, são as verdadeiras responsáveis. Mas quem acreditaria nela? Na escola, ela encontra o etereamente belo Daniel Grigori, que desperta uma estranha sensação de reconhecimento: único ponto luminoso num lugar onde celulares são proibidos e há câmeras de vigilância por todos os cantos. Mas tanta luz hipnotiza a menina, atraída pelo rapaz como uma mariposa pela chama. Ele tenta se manter afastado de Luce, mas também não consegue. E a verdade promete separá-los como tantas outras vezes ― com a morte de Luce. Amantes destinados a se encontrar e se perder vida após vida, século após século.”

 

Resenha

Hello caleidoscópios! Vamos começar mais uma resenha de um livro que confesso marcou a minha adolescência e foi um dos que impulsionaram o meu gosto por leitura de obras com esse tema: Fallen.

Eu li há muitos anos e resolvi retornar a leitura, pois na época eu amava a história e tenho boas lembranças de toda a série! Assim, não me decepcionei, mas tiveram vários momentos em que me questionei bastante sobre as atitudes dos personagens, a sequência da história e fiquei brava também.

Como de costume vou iniciar falando dos nossos personagens principais e por ser um romance, temos aqui também um casal principal!

Nossa protagonista é Lucinda Price, conhecida como Luce, uma adolescente que morava com os pais, não possui nenhuma religião, desde pequena via sombras muito escuras e densas pairando nos lugares, e somente a partir dos 7 anos de idade começou a perceber que era algo que somente ela conseguia ver. Por isso, passou por vários médicos, tomou vários antipsicóticos ao longo da sua vida que nunca surtiram nenhum efeito e só a deixavam dopada.

Para conseguir entrar em uma escola renomada Luce começou a mentir que tinha parado de ver as sombras e, aos poucos, o psiquiatra foi retirando o seu remédio. Tudo ia bem até que ocorreu um incidente e fez com que Lucinda fosse acusada de matar seu crush, Trevor.

Por isso os pais e o juiz que a julgou no caso mandaram Lucinda para o reformatório e internato Sword & Cross, que é um lugar para jovens que infringem a lei ou possuem algum tipo de transtorno psíquico. Nesse lugar é proibido sair, possui várias regras, não é permito visitas e você só tem direito a uma ligação por semana!

Pessoas, isso realmente parece uma prisão, a diferença é que os internados são obrigados a assistir aulas igual a uma escola e não ficam presos em celas, no mais o restante é bem parecido, pois há câmeras a todos os lugares vigiando seus passos e tem alunos com pulseiras de choque que disparam quando o jovem provoca briga ou algo assim.

Nesse internato nossa protagonista conhece Ariane no primeiro dia que chega lá, sendo que essa menina ficou responsável por mostrar o campus para Luce e nesse mesmo dia Lucinda também conhece Cam. Esse garoto de cabelos escuros e olhos verde esmeralda, desde o momento que viu Luce não perdeu a chance de tentar conquistá-la e acaba se aproximando dela.

Temos também Daniel Gregori, nosso loiro com olhos acinzentados violeta que é exatamente o oposto de Cam, pois desde o primeiro momento o menino tenta afastar Luce, mas nossa protagonista sente que viu o garoto e já o conhece de algum lugar. Sabem quando vocês veem uma pessoa na rua e sente que a conhece, mas não se lembra de onde? É essa sensação que se passa com Lucinda!

Pergunto a vocês: Cam é todo fofinho e tenta chamar a atenção de Luce a todo o momento e mostra que ela é importante, já Daniel a ignora e da vários “foras” nela dizendo que não quer nada com a moça. Adivinhem quem Lucinda escolhe? Vou deixar vocês leram para descobrir!

Outra personagem é Pennywheather, mais conhecida como Penn, uma menina fofinha e desde o momento que foi conversar com Luce, sempre tentou ajudar nossa protagonista. Essa garota foi parar no reformatório porque o seu pai era zelador do local, acabou falecendo e ela teve que permanecer os estudos no internato.

Temos vários outros personagens que vão sendo apresentados ao longo da história e muita confusão também, pois desde o primeiro dia de Luce em Sword & Cross o que não faltou foi gente implicando e tentando dificultar a vida dela.

Enfim pessoas, a escrita desse livro é muito tranquila, você acaba lendo rapidamente e não há nenhum problema em entender as sequências das cenas e o que a personagem fala.

Preciso destacar que muitas atitudes de Luce são bem ingênuas, ela cisma com umas coisas e meio que apega a situações que eu, hoje, acho muita inocência da parte da personagem e não cometeria tais atos. No entanto, a adolescente que leu da primeira vez e não tinha o conhecimento e amadurecimento que tenho hoje, deixou passar batido e adorou tudo.

Esse livro trata de um mundo e de personagens bem na linha fantasia mesmo e temos aqui umas questões de anjos e demônios com uma pegada de romance bem legal. Acho que vocês podem ler e dar uma chance a Fallen, porque que estou lendo novamente e, mesmo com os contras que já citei, a história é muito interessante.

Devo comentar que possui um filme desse livro, mas não é muito fiel, porque inventaram muitas cenas que não existem e a sequência abordada na adaptação cinematográfica não condiz com o que é abordado na escrita.

Caso você vá parar de ler aqui, por causa do spoiler, não se esqueça de seguir a gente no Instagram (@caleidoscopio_literario) e deixar sua opinião nos comentários! É muito importante!

A PARTIR DESSE PONTO TEM SPOILER:

Se você não gosta, não leia!

 

Seguiremos essa parte contado que o livro começa em 1854 com um casal, onde um menino está desenhando uma moça e diz a todo momento que precisa ir embora para protegê-la, mas que não consegue deixá-la. Então, essa menina vai até o rapaz, vê o desenho que ele fez, os dois se beijam e um fogo passa entre eles de modo que ela incendeia e logo após desaparece.

Assim, pessoas, a autora já meio que começa com um spoiler de uma situação que é um dos problemas e ponto importante do livro!

Seguirei contando como foi o incidente que levou Luce à Sword & Cross!

 Na sua escola antiga, Luce tinha um crush, chamado Trevor, e um dia eles foram para a beira de um lago para ficarem a sós, mas quando se beijaram o garoto incendiou e sumiu na frente dela de modo que até o cabelo de Lucinda pegou fogo.  

Assim, nossa protagonista não faz ideia de como a paquera morreu, foi a julgamento por ser acusada de assassinato e Luce disse que não foi sua culpa, porque gostava de Trevor e não seria capaz de não fazer nada de mal ao garoto.

Vocês acham que o juiz acreditou nisso? Claro que não, já que a mandou para um reformatório!

Assim, mal chegou na “escola” nova e Luce já arrumou confusão, pois tinha 45 minutos que estava no local e já estava em um triângulo amoroso onde não sabia se escolhia Daniel ou Cam.

Além disso, na hora do almoço, no refeitório, Lucinda trombou com Molly e acabou derrubando toda a comida da menina na sua cabeça e caiu no chão, então a segunda garota que não perde uma oportunidade de brigar, pisou com toda força, com sua bota de salto fino, no tornozelo de Luce e a ameaçou.

Como Ariane não podia ficar vendo a cena e deixar a amiga passar por isso sem fazer nada, deu um soco em Molly, mas a primeira garota tem uma dessas pulseiras de choque que disparou após o ato de violência. Então Ariane caiu no chão sob o efeito do das correntes elétricas que passavam por ela e depois precisou ir para a enfermaria.

Por causa dessa confusão, todas as envolvidas foram punidas e precisaram estar no cemitério antes do dia nascer para se retratar pela briga.

Temos um lado bom disso tudo, pois quando Luce estava no banheiro tentando se limpar, Penn entrou com dois vidrinhos de shampoo para ajudar a limpar a comida do cabelo de Lucinda e tirou um dos vários suéteres que usa, dando para nossa protagonista trocar de roupa. Pessoas essa personagem é um amorzinho e a atitude dela foi muito linda!

Quanto ao castigo, já no outro dia, Luce chegou atrasada e não fazia a menor ideia do que fazer, nem de onde era, então Penn que estava no cemitério a mostrou onde deveria ir e chegando no local todos a estavam esperando. A punição: eles deveriam limpar as estátuas e lápides até o horário da aula e em duplas!

Já vou falar que Cam foi o primeiro a se oferecer para ficar com a Luce, mas Ariane não deixou e acabou ganhando essa disputa.

Vocês devem estar se perguntando: e a Molly não estava presente?

Estava sim e não perdeu a oportunidade de alfinetar Luce, pois assim que viu nossa protagonista encarando Daniel, que também estava no castigo, logo disse para ficar longe dele.

Gregori acabou vendo a cena e foi até Luce para saber o que Molly estava falando dele, mas mal começaram a conversar e a estátua que Lucinda estava limpando começou a cair em cima dela. Logo em seguida, com uma rapidez incrível, Daniel segurou Lucinda pela cintura e a tirou de debaixo da estatua salvando-a. Sinto informar vocês que logo em seguida o moço foi embora e deixou nossa protagonista lá em choque ainda com o ocorrido e com todos lá de boca aberta, sem entender nada.

Pessoas, preciso contar que essas atitudes de Daniel são constantes, ele vai conversar com Luce, aí do nada trata ela mal, com grosseria e depois a deixa sozinha!

Vou dar outro exemplo: na escola os alunos são obrigados a fazerem exercício físico, então todos foram acordados com um comunicado de que deveriam estar no ginásio para isso. Ao chegar no local, Luce foi escalada para fazer uma competição natação e quase venceu se não tivesse escutado Gabbe (uma das alunas da escola) chamando Daniel, o que a distraiu e fez com que perdesse.

Eis o motivo da distração: na noite anterior Lucinda escutou Gregori e a menina citada acima (Gabbe) conversando e a moça disse que Daniel só tinha a ela agora. Esse fato deixou Luce desconcertada achando que os dois estavam juntos.

Ao sair da piscina, Roland foi até Luce perguntar por que havia perdido e nossa protagonista o questionou sobre Daniel e Gabbe estarem juntos, então o garoto disse para perguntar a Gregori pessoalmente e apontou a direção em que estava.

Vocês acreditam que Luce realmente foi falar com ele? Mas chegando ao local, nossa protagonista foi surpreendida com uma sombra que a empurrou com tanta força e a fez cair no chão derrubando-a para fora sala em que Daniel estava e fazendo com que a chave dela escorregasse para perto do moço.

Lucinda precisou ir pegar a chave e acabou tendo que conversar com Gregori e revelou que sentia que já conhecia Daniel de algum lugar e pediu para ele dizer olhando nos seus olhos que nunca tinham se visto. Foi exatamente o que nosso protagonista fez, dando um “banho de água fria” em Luce que se sentiu humilhada após o ocorrido. Vemos novamente o personagem dando um fora na nossa protagonista.

Em contrapartida, Luce encontrou Cam pouco depois, que a convidou para um piquenique em lugar bem estranho: o cemitério. Os dois acabaram matando aula para esse feito e ao chegar no local, o garoto tirou várias comidas, confessando ter roubado da cozinha, pois é assistente no local e possui acesso a dispensa.

Rolou maior clima entre os dois, que quase se beijaram, se não fosse a intromissão de Gabbe dizendo que a professora Sophia estava procurando os dois e tinha ficado decepcionada de Luce ter matado aula. Foi o maior corta clima viu!

O que restava fazer era voltar para aula e a Sophia passou um trabalho que precisavam pesquisar a sua árvore genealógica e todos tinham 25 minutos para fazer isso no computador, mas adivinhem o que a Luce fez? Usou esse tempo para saber do passado de Daniel!

Gente, ela tinha acabado de quase beijar Cam, se sentia humilhada por Daniel, mas estava fissurada em Grigori e querendo saber mais da vida dele.

No dia seguinte, em um sábado de manhã, Penn foi no quarto de Luce, disse que tinha a visto pesquisando sobre o nosso protagonista e havia uma forma melhor de saber mais da vida dele. Assim, as duas precisariam ir nos arquivos no subsolo, pois Pennywheather tinha acesso, por trabalhar na secretaria.

Como Lucinda não tinha nada melhor para fazer, ambas foram procurar os arquivos e descobriram:

·      Daniel veio de um orfanato e não tinha pais.

·      Ele foi parar na escola por vandalismo a um carrinho de supermercado e por atravessar fora da faixa de pedestre.

Pessoas, até elas acharam estranho essas informações e de não ter mais nada na ficha dele! Mas nessa hora a senhorita Sophia apareceu no arquivo levando umas caixas e elas precisaram se esconder. Depois Luce foi de fininho saindo do local para a professora não a ver no local.

No corredor perto do arquivo Luce encontrou Molly que jogou na cara da nossa protagonista que sabia o porquê ela tinha parado naquele lugar, falando sobre Trevor e que Luce tinha que tomar cuidado para não fazer o mesmo com Daniel! Pessoas, Lucinda ficou chocada, pois para nossa protagonista ninguém além de Penn sabia disso!

Luce saiu do corredor indo para um lugar mais aberto e mal viu a bola indo em direção a sua cabeça, chutada por Roland, quando foi acertada em cheio, sendo que Gregori apareceu para ver se estava bem pedindo para Lucinda ir com ele a um lugar para terem mais privacidade.

O casal foi até um lago, depois da floresta, e no meio dele tinha uma pedra, então Daniel disse que Luce nadava muito bem e que era para irem até lá. Então ambos foram nadando, subiram e se deitaram na pedra. Lucinda voltou ao assunto de que eles já se conheciam e Gregori disse que ela tinha inventado isso para chamar a atenção dele.

Nosso protagonista disse que sabia que tinha dado um fora em Luce na academia e a desculpa dele foi que havia levado um fora e não queria se envolver com ninguém. Então Lucinda disse que não era só isso e ele estava escondendo algo e aí temos mais um momento de grosseria de Gregori, pois disse que não devia explicação nenhuma, não se conheciam e ia embora.

Sério, pessoas, Daniel levantou, saiu nadando de volta e deixou Luce sozinha e o pior é que quando ele chegou na borda do lago uma luz passou por nosso personagem, e Lucinda jurou que viu asas nele. Vocês acham que Gregori tem asas? Ele é um anjo? Ou é um demônio? Vou deixar vocês descobrirem.

Nossa investigadora Penn descobriu mais algumas informações:

1° Molly, Ariane e Daniel chegaram no internato três anos antes e todos no mesmo dia, o que dá a entender que já se conheciam antes e que a senhorita Sophia também veio com eles.  

2° Senhorita Sophia estava reunindo as fixas com as informações das pessoas citadas no parágrafo anterior e por isso estava no arquivo no dia que elas foram no local

3° Daniel tem um antepassado que escreveu um livro sobre mitos da Europa e que tem na biblioteca do reformatório.

Para seguir as pistas, Luce e Penn foram à biblioteca procurar o livro e encontraram a senhora Sophia na mesa e Todd, um dos alunos da escola, em uma das outras! Elas foram até o final da biblioteca porque era onde o livro ficava, mas não estava lá.

Então Penn deixou Lucinda e foi ate à senhora Sophia para saber se alguém tinha pegado o livro, até que o alarme de incêndio tocou e Luce foi até a entrada da biblioteca achando que era um alarme falso, mas começou a tossir e percebeu que tinha fumaça no local.

Lucinda foi em direção à porta da biblioteca para encontrar Penn e se deparou com Todd no caminho. Ele pegou sua mão para irem até a saída mais próxima, mas Pennywheather e Sophia ainda estavam nesse local e os dois precisavam ir atrás delas, porém a fumaça aumentou e o incêndio também, sendo que a única opção era a saída emergência.

Então ao passar pela porta encontraram um corredor lotado de sombras e Luce entrou em pânico, pois esses seres cobriam todo o teto e a fumaça começava a passar pela porta, no outro lado do corredor tinha uma outra porta que dava para fora do prédio.

As sombras desceram e uma delas era extremamente preta e grande, bloqueando o corredor, sendo que Luce não sabia como passar. Nesse momento, nossa protagonista sentiu algo como uma onda do oceano os envolverem, uma coisa forte e ágil, mas Lucinda não fazia ideia do que era.

Assim que nossa protagonista saiu, uma sombra bateu em Luce, a separou de Todd e ela caiu batendo no pé da escada que havia após a porta e desmaiou.

O que será que os carregou? Quem provocou o incêndio? Qual a ligação de Sophia, Molly, Ariane e Daniel? O que será que aconteceu com Luce quando acordou? Porque Lucinda acredita que conhece Gregori?

São perguntas que vou deixar vocês descobriram, mas já adianto que vai ter muita confusão pela frente.

Como eu havia dito, continuo gostando do livro, mesmo achando que Luce se sujeita há muitas atitudes, principalmente de Daniel, que não deveria, fica nessa obsessão e correndo atrás dele, mesmo que o garoto deixe claro que não quer nada. Conforme você vai avançando na leitura, descobre os motivos, não se preocupe.

Enfim, acho que vale a pena lerem, porque é um livro que apresenta uns seres diferentes e coisas fantasiosas bem legais, não é grande e a escrita é bem tranquila!

Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram da leitura, deixe um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!

Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: Trilogia "O Povo do Ar"

Opinião sobre Série: Corte de Espinhos e Rosas

Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite (Livro 02)