Apenas um Olhar

 


Resenha por Iasmin Campos

Autor: Harlan Coben 

Editora: Arqueiro, 1° edição 2014

Traduzido em 2019 por Roberto Quintana

Número de Páginas: 352 

 

Sobre o autor

Vencedor de diversos prêmios, HARLAN COBEN é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 43 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet. Não há segunda chance e Apenas um olhar também foram adaptados para minisséries, e que falta você me faz teve os direitos vendidos para o cinema. Além disso, Coben produziu a série Safe, da Netflix, que já comprou os direitos de diversas obras suas. Ele nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Mora com a esposa e os quatro filhos.

Fonte: www.harlancoben.com

 

Resumo

Ao buscar um filme que mandou revelar, Grace encontra, no meio das fotos, uma que não pertence ao rolo. É uma imagem de cinco pessoas, tirada no mínimo vinte anos atrás. Quatro delas não lhe são familiares, mas a quinta é muito parecida com seu marido, Jack.

Ao ver a foto, Jack nega ser ele. Só que, mais tarde, ele foge sem nenhuma explicação, levando a fotografia.

Sem saber por que ele se foi, Grace luta para proteger os filhos da ausência do pai. Cada dia que passa traz mais dúvidas sobre si mesma, sobre seu casamento e sobre Jack, assim como a compreensão de que há outras pessoas procurando por ele e pela fotografia – inclusive um violento e silencioso assassino.

Quando entende que não pode contar com a polícia, e que seus vizinhos e amigos têm os próprios objetivos secretos, Grace precisa enfrentar as partes sombrias de seu passado para descobrir a verdade que pode trazer seu marido de volta.

 

Resenha

Oi caleidoscópios! Animados para mais uma resenha? Porque hoje vamos de muito suspense e investigação criminal!

Então pessoas, falaremos de “Apenas um Olhar”, que já vendeu mais de 70 milhões de copias e confesso que fiquei bem surpresa e consegui entender bem o porquê desse sucesso todo! A obra é descrita como suspense e mistério, sendo essa uma das características marcantes dos livros do nosso autor, pois Harlan escreveu vários outros livros nessa pegada de investigação criminal!

Então pessoas, se vocês, assim como eu e a Bia, gostam de livros de suspense, que te prendem do início ao fim e de desvendar crimes, vocês vão adorar esse livro!

Nessa obra, cada capítulo é contado sob o ponto de vista de um personagem diferente, então as cenas, locais e tempo mudam a todo o momento!

Bom como de costume vou falar um pouco dos personagens que rondam a história principal para vocês conseguirem entender melhor o contexto, mas já adianto que há vários deles que vão aparecendo ao longo do livro.

Primeiro vamos falar de um dos nossos protagonistas, começando com Grace Lawson!

Essa personagem é uma pintora de quadros que sofreu um acidente há 15 anos que, além de deixa-la em coma por quatro dias, trouxe sequelas, pois Grace tem um problema no quadril que faz com que tenha dificuldades de andar em uma das pernas e ainda tenha pesadelos, bem como traumas desse dia.

Grace é mãe de Emma e Max, além de ser casada com Jack há 13 anos, o problema é que em dia comum da sua vida, quando deixa as crianças na escola e vai até uma loja de fotografia para pegar sua encomenda, veio junto uma foto estranha, que não fazia parte das que a Sra. Lawson mandou revelar, e com pessoas desconhecidas. Essa foto tinha três mulheres e dois homem, todos eram jovens e tinha um X marcado em uma das moças, sendo que uma delas estava de costas, então não se podia ver o rosto.

Então o que Grace fez, pessoas? Mostrou ao marido pra querer saber se foi ele quem mandou revelar.

Aí que começa o problema, Jack pega a foto e desaparece, não fala aonde vai e o telefone dele cai direto na caixa postal. Por que será que o marido de Grace fez isso? Vocês acham que ele guarda algum segredo? Por que ele fugiu com a foto? Por que tem uma pessoa marcada com X nela? Vou deixar vocês descobrirem!

Em paralelo a isso temos Scott Duncan que é um Procurador Federal dos EUA, e foi chamado por um assassino de aluguel que está preso e sob investigação, porque o criminoso só iria contar sobre seus crimes se fosse para ele. Então é revelado a ele que sua irmã, que morreu em um incêndio há mais de 10 anos, na verdade foi assassinada e que o incêndio foi criminoso.

Quem foi que mandou matar a irmã de Scott? Por que aconteceu isso com ela? Por que depois de 10 anos o criminoso resolveu falar? O que a irmã de Scott fez para ser assassinada?

Para finalizar as apresentações de alguns dos personagens temos Eric Wu, um coreano, assassino experiente, que escolhe as vítimas a dedo e por redes sociais. Esse personagem seduz tanto homens quanto mulheres com codinomes falsos e escolhe pessoas que são sozinhas, não possuem parentes, nem filhos, estão solteiros e carentes, ou seja, vitimas fáceis de matar e que ninguém vai sentir a falta delas, assim nosso criminoso não vai ser pego.

Esse personagem mata todas com as próprias mãos, pois aprendeu na prisão formas de ceifar vidas ou causar muita dor apenas apertando pontos específicos ao longo do corpo, sendo também uma forma de tortura. Detalhe, Wu só tem 26 anos e acabou de sair da prisão, estando ainda em condicional.

Vocês já podem imaginar o quão perigoso esse personagem é, mas devem estar se perguntando: O que Eric Wu tem a ver com isso tudo? Ele matou muitas pessoas?

Então essas e as demais perguntas vou deixar vocês descobrirem ao ler “Apenas um Olhar” ou, se não se importarem com spoiler, irei responder algumas na sequência dessa resenha.

Pessoas, esse livro é aquele tipo que você não consegue para de ler, porque fica tão curioso para saber o que vai acontecer, que não consegue largar. Sério, “Apenas um Olhar” tem suspense do início ao fim, o autor te instiga o tempo todo e você tenta conectar os pontos, descobrir os segredos e desvendar o mistério, com isso, fica preso à história.

Eu super recomendo ler, a linguagem é muito fácil de entender e a condução que o autor faz da história instiga demais sua curiosidade. Confesso que tem hora que eu entrei em desespero com os personagens e fiquei chocada com as coisas que acontecem, a Bia está também de prova que essa reação é normal, já que tivemos experiências parecidas ao ler “Apenas um olhar”.

Eu amo livros de mistério, que tratam de temas como desvendar crimes, que instigam minha curiosidade e essa obra conseguiu superar minhas expectativas e a história conduziu para um lado que eu não esperava. Não há nada de clichê nele e eu não consegui desvendar o mistério, o que é ótimo, pois o autor levou os segredos até o final, conseguiu fazer todos os desfechos e mesmo assim terminei super curiosa.

Enfim pessoas, para quem gosta desse estilo de livros: leiam, porque a história é bem instigante e que prende sua atenção do inicio ao fim!

Caso você vá parar de ler aqui, por causa do spoiler, não se esqueça de seguir a gente no Instagram (@caleidoscopio_literario) e deixar sua opinião nos comentários! É muito importante!

 

A PARTIR DESSE PONTO TEM SPOILER:

Se você não gosta, não leia!

 

Então pessoas, vamos seguir a resenha respondendo as perguntas levantadas anteriormente, mas já aviso que vai ter spoiler!

Grace, que não é boba nem nada, tinha escaneado à foto antes de mostrar ao marido e como a fotografia tinha sido tirada há mais de 20 anos, com outro papel, a Sra. Lawson queria saber quem foi que colocou no meio das dela.

Nossa personagem viu uma semelhança enorme do garoto da foto com o seu marido, mas ao confrontá-lo, Jack disse que não sabia de nada e que não era ele, mas após o desaparecimento do Sr. Lawson, nossa protagonista ficou ainda mais intrigada e teve quase que a certeza que era o marido. Então pessoas, por onde Grace deveria começar a investigação? Pela Photomark, que é a loja onde pegou as fotos!

Lá nossa protagonista descobriu que o recepcionista é o mesmo homem que revela as fotos, mas que não estava presente no momento, pois tinha ido embora mais cedo, com isso, Grace queria ir à casa do funcionário da loja e confrontá-lo, mas o gerente da loja ao qual ela estava conversando não deu o endereço e disse que o funcionário estaria lá no dia seguinte.

Como não conseguiu nada na loja das fotografias, a Sra. Lawson resolveu ir à delegacia para prestar queixa do desaparecimento do marido, mas os policias disseram que não havia nada que provasse que Jack foi sequestrado ou algo do tipo e levantaram a hipótese: O marido de Grace fugiu porque tinha uma amante!

Ela sabia que isso não era verdade, pois não era típico do marido, ao qual é casada há 13 anos, e isso ocorreu após ele ver a foto, então o policial, Sr. Perlmutter, perguntou se Jack tinha o E-Pass (é um aplicativo para pagar o pedágio de forma automática). Foi aí que descobriram que o Sr. Lawson passou em pedágio pouco depois de sair da casa da nossa personagem.

Então pessoas, esses fatos condizem com a hipótese de que Jack saiu por conta própria!

 Nessa hora o telefone de Grace toca e Jack está do outro lado da linha e diz a ela que precisa de espaço e desliga o telefone. A partir disso, o policial disse que se tivesse alguma noticia iria entrar em contato com a Sra. Lawson, e que o marido só precisava de tempo.

Vocês acham que nossa protagonista sossegou e deixou para lá? Claro que não! Porque para Grace o que o marido diz é um dos códigos de casal deles para pedir ajuda!

Nesse momento descobrimos que Eric Wu fez uma nova vítima, o senhor Freddy Sykes. O assassino deu um golpe na garganta e apertou um ponto na coluna da vítima, assim Freddy estava vivo, mas não podia andar nem falar. Como esse senhor se enquadra em todos os quesitos que eu citei anteriormente, Wu sabia que ninguém ia sentir falta do Sykes.

Pessoas, vocês acham que o Eric estava certo? Guardem essa informação que respondo mais adiante!

Nesse momento mudamos de cena e conhecemos Rocky Conwell, um ex-jogador de futebol universitário e lutador de vale tudo, extremamente forte, que foi preso após uma briga de bar e está solto há algum tempo. Esse cidadão estava vigiando a casa do Sr. Lawson quando o viu fugindo na noite do ocorrido com a foto.

Sabem por que Rocky estava vigiando a casa? Ele foi contratado para seguir e relatar cada passo de Jack! Sim pessoas, alguém o contratou para esse serviço.

E foi exatamente isso que o personagem fez, seguiu o carro de Jack até que ele parou para se encontrar com um asiático, que o atacou com um golpe no pescoço e o colocou no porta malas. Sr. Conwell saiu do esconderijo onde estava vigiando toda a cena, foi atrás do asiático e de Jack.

Advinha o que houve? Rocky sofreu um golpe no pescoço que destruiu a traqueia dele e o fez cair apagado no chão. Vocês conseguem adivinhar quem fez isso? Coreano, especialista em acabar com as vitimas usando somente as mãos...

Se vocês disseram Eric Wu, ACERTAREM!

Lembram da informação que pedi para eu guardar? Vamos usar ela agora!

Entra nessa história Charlaine, a vizinha de Freddy, esses dois tinham uma relação meio estranha, nunca conversaram, mas todos os dias ficavam se olhando pela janela dos fundos da casa de ambos e tinham até horário marcado! Porém essa personagem percebeu que encontro diário não tinha ido para a janela naquele dia e tinha alguém em casa, porque a televisão estava ligada.

Então a vizinha curiosa (e tarada) pega um binóculo para ver o que está acontecendo, e se depara com alguém saindo da garagem de Freddy, com o carro dele e adivinhem quem era?

Quem disse Eric Wu, acertou!

Ambos veem um ao outro e a vizinha mais que depressa se esconde!   

Nessa hora a cena volta para Grace e aí temos uma super quebra da nossa expectativa, já adianto que isso é típico desse autor, na hora que a cena que vai acontecer alguma coisa, ele termina o capítulo e troca de personagem!

Então Grace decide pesquisar por conta própria pra saber quem são as pessoas da foto e se realmente é o marido dela, sendo que para isso nossa personagem pede ajuda da sua amiga Cora.

Ela é uma mãe de um menino que estuda na mesma escola que os filhos de Grace, solteira e namorou um hacker há pouco tempo, então decide que pode pedir a ajuda dele para encontrar de quem são as pessoas da foto. Cora pede para o ex-namorado criar um spam com a foto e divulgar em todos os e-mails para que alguém que conhecesse as pessoas da foto pudesse entrar em contato.

Enquanto isso, Cora decide vasculhar quais foram as ultimas ligações de Jack, tanto no telefone fixo quanto no celular para Grace saber quem foi a ultima pessoa com quem ele falou. Daí descobrimos um nome: Sandra Koval, que a Sra. Lawson descobre que é a irmã de Jack, e que eles se falaram minutos antes do marido desaparecer.

 A nossa protagonista tenta ligar para Sandra e falar no seu escritório de advocacia, mas não descobre nada, então decide confrontá-la pessoalmente. Assim, a cunhada diz que não fala com Jack há 16 anos, que eles não falaram naquela noite e que Grace deve cuidar dos seus filhos e esquecer toda a história. Vocês realmente acham que os dois não conversaram? Isso está suspeito!

Outro nome que Cora descobre é de Bob Dobby que é jornalista e conversou com Jack há alguns dias antes dele desaparecer. Então Grace liga para Bob e o número foi cancelado, aí a mulher descobre que isso ocorreu porque Sr. Dobby havia sido assassinado há 4 dias. Por que isso aconteceu com ele? Quem o matou?

Voltamos a Charlaine, que não é boba nem nada, e percebeu que tinha algo errado com o vizinho Freddy, ligou para a polícia, que foi até a casa, mas o policial foi golpeado por Eric, que pegou o carro do Sykes e fugiu. Adivinhem o que essa personagem fez? Foi junto com o marido perseguir o carro de Wu.

Vocês já podem imaginar que não deu bom né?

Eric percebeu que estava sendo seguido, parou o carro e começou a atirar neles, um tiro acertou no pescoço do marido de Charlaine que apagou então ela, desesperada, engatou a ré no carro e tentou sair em fuga mesmo no banco do passageiro, até que o carro bateu e ela desmaiou.

Gente essa cena me deu desespero, até eu fiquei em pânico igual os personagens, mas já adianto que não morreram!

Lembram-se do Scott Duncan, o procurador federal? Então, ele foi atrás de Grace, e adivinhem o porquê? Por causa da foto. Scott diz à Sra. Lawson que a mulher com o X na foto é a irmã dele, que foi assassinada. Sr. Duncan só descobriu isso há 3 meses quando um assassino de aluguel relatou isso a ele, e que agora está investigando por conta própria o caso.

Assim, os dois decidem fazer uma parceria temporária para tentar desvendar o que ocorreu e Scott revela que a outra pessoa da foto é Shane Alworth que desapareceu há 10 anos. Por que será que esse cara sumiu? Onde ele foi parar?

Pessoas, o policial Perlmutter decidiu investigar melhor o que o ocorreu com Jack e descobre que tanto o carro dele quanto o de Rocky passaram no mesmo pedágio na mesma hora, devido ao sistema de E-Pass dos carros, e que os dois estão desaparecidos, pois a ex-namorada de Rocky também deu queixa na delegacia sobre o desaparecimento.

Esse policial também sabe da morte de Freddy e que tanto Charlaine quanto o marido ficaram no hospital após o acidente, então Perlmutter decidiu conversar com a moça para saber melhor o que houve.

Nesse ponto, descobre que as digitais na casa de Freddy são de Eric Wu e também levanta toda a fixa dele e sabe de tudo que esse assassino é capaz. Então o policial chega há uma conclusão: Jack, Rocky, Freddy e o acidente de Charlaine estão interligados. Mas qual a ligação entre eles? Onde está Jack e Rocky?

Também temos a fotografia, quem são as pessoas que estão nela? Porque Jack fugiu? O que a irmã de Scott tem a ver com Jack? Por que ela foi assassinada?

Então pessoas, são perguntas que eu levantei ao longo da história e vou deixar vocês descobrirem! Já adianto que o autor vai responder todas elas!

Como já disse, eu amei esse livro porque você tem suspense do início ao fim, e o final é uma reviravolta surpreendente! Então super recomendo vocês lerem, a linguagem é muito tranquila e a leitura flui muito rápido, pois você quer saber o tempo todo o que vai acontecer e tentar conectar os pontos! Leiam, pois vão gostar!

Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram da leitura, deixe um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!

Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: Trilogia "O Povo do Ar"

Opinião sobre Série: Corte de Espinhos e Rosas

Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite (Livro 02)