Floresta dos Corvos

 

Floresta dos Corvos

 

Resenha por Iasmin Campos

Autor: ANDREW PETERS

Tradução: Raquel Zampil

Páginas: 384

Editora: Intrínseca; 1ª edição (18 setembro 2012)

 


Sobre o autor

ANDREW PETERS é autor de mais de sessenta livros, entre eles coleções de poesias e de imagens, contos, antologias, peças de teatro, romances, graphic novels e histórias de ficção. Ele mora em Shropshire, no oeste da Inglaterra, com a mulher e os dois filhos.

 

Sinopse

Ark vive no alto das últimas árvores que restam no mundo. E, já que mesmo em um país suspenso como Arborium alguém precisa desentupir os canos, ele tem uma profissão: aprendiz de encanador. É enquanto está ocupado com o vaso sanitário de um político poderoso que o garoto se torna testemunha de algo que vai mudar sua vida. Sem querer, Ark entreouve a conversa de conspiradores que pretendem destruir seu país.

Uma perversa enviada de Maw, o império inimigo, feito de vidro e metal, planeja tomar as ricas árvores de Arborium e transformá-las em matéria-prima, fazendo de seu povo, os pacíficos dendrianos, nada mais que escravos de seu plano maligno.

Flagrado, Ark precisa fugir para não ser morto, e terá de percorrer o gigantesco arvoredo e chegar à sombria Floresta dos Corvos, onde talvez esteja sua única chance de proteger seus amigos e seu lar.

 

Resenha

Oi caleidoscópios! Animados para mais uma resenha? Hoje vamos falar de um livro volume único que promete muita aventura em um reino bem diferente!

Imaginem comigo: com o excesso de poluição que causamos ao meio ambiente, com o tempo solo iria se contaminar de tal forma que para sobreviver, as árvores precisariam aprofundar cada vez mais suas raízes e ficarem cada vez mais altas. Só que com esse processo as raízes atingiram reservatórios de gás subterrâneo que contaminaram o ar e impossibilitaram viver na terra e a única opção seria deixar o chão e começar a criar cidades nos galhos árvores.

Parece meio estranho ne? Mas acabei de descrever o reino de Arborium! Bem vindos ao reino sobre as árvores!

Nesse cenário temos nosso protagonista: Arktorious Malikum mais conhecido como Ark! Um adolescente de 14 anos que trabalha como encanador de esgoto. Nosso protagonista assumiu esse posto quando o pai adoeceu e não conseguiu mais trabalhar, ficando com a responsabilidade de sustentar os pais e a irmã mais nova.  Além disso, é adotado, ele e a irmã gêmea foram deixados na porta dos pais quando eram bebês, mas ela acabou falecendo dias depois desse fato.

Em um dos dias de trabalho nosso protagonista foi chamado para resolver um problema no encanamento na casa do conselheiro do rei. Um homem muito poderoso e arrogante chamado Grasp. Foi aí que seus problemas começaram!

Ark escutou que o Sr. Grasp se juntou a uma enviada do reino vizinho e inimigo chamado Maw, ambos querem derrubar o reino de Arborium, destruir tudo e colocar o conselheiro como presidente.

Sim pessoas, Ark escutou uma traição, mas não foi só ele, o filho do conselheiro (Petrônio) também escutou, viu que nosso protagonista também estava presente, pois já se conheciam e disse ao pai quem ele era.

Grasp mandou seus guardas atrás de Akr para matá-lo e, com um plano genial, Arktorious se jogou dos galhos da árvore deixando todos pensarem que ele está morto.

Ark sabe da traição do conselheiro e de todo o plano dele, todos pensam que está morto e o Rei precisa saber o que está acontecendo. Agora o que fazer?

Para essa reposta vocês precisam ler o livro ou, se não se importarem com spoiler, continue lendo a resenha!

Pessoas, para quem gosta de ficção e muita aventura, eu super indico esse livro, porque é ótimo. A descrição que o autor faz de todo o reino, de como toda a terra se modificou e como é o mundo sobre as árvores são maravilhosas.

O livro mexe com nossa imaginação do início ao fim e tem aventura o tempo todo, a cada momento acontece uma coisa diferente e inesperada. Outro ponto é que a história muda de ponto de vista, porque cada capítulo é seguido na visão de um personagem e eles estão em momentos diferentes ao longo do enredo.

Então se vocês gostam desse tipo de livro, eu recomendo demais, porque vocês podem gostar, assim como eu adorei! 

Se forem parar de ler aqui, não se esqueça de seguir a gente no Instagram (@caleidoscopio_literario) e deixar sua opinião nos comentários, me contem se vocês já leram, o que acharam ou se ficaram interessados em ler! É muito importante!

 

A PARTIR DESSE PONTO TEM SPOILER:

Se você não gosta, não leia!

 

Bom, pessoas, seguimos a resenha e essa parte eu vou falar um pouco mais da história e darei spoilers!

Arborium é um reino sob o comando do rei Quercus e fica sob os galhos das árvores, então as casas são feitas de madeiras e as estradas são os chamados galhos via. Toda a água que eles consomem vem do interior das árvores e o esgoto que produzem é encanado e direcionado para uma central.

Ali, o esgoto é direcionado e levado para as plantações para servir de adubo para todo o tipo de comida produzida no reino, bem como de pasto para os animais. Então, eles nunca foram ao solo durante milhares de anos e acredita-se que quem vai, será morto.

Assim, pessoas, o que eu estou descrevendo você só vai sabendo ao longo do livro, porque ele já começa com nosso protagonista sabendo da traição do conselheiro. Vou contar como Petrônio e Ark se conhecem.

Ambos estudaram juntos na creche e ensino primário, e eram muito amigos, porém quando o filho do conselheiro descobriu que o pai de Ark é encanador, começou a se afastar e fazer bullying com o garoto, já que a posição social deles nunca poderia permitir uma amizade dessas. Sim pessoas, as amizades e convivência dos cidadãos é restrita a classe social em que possuem, além das profissões serem passadas de geração, exemplo: o filho do encanador, seria encanador.

Vocês devem estar se perguntando: como foi o plano de Ark ao se jogar do galho via?

Então, nosso protagonista saiu correndo da casa do conselheiro e conseguiu se esconder em uma carroça antes que os guardas conseguissem pegá-lo. Porém, ao sair da carroça, Ark foi surpreendido e pego por um dos homens enviados do conselheiro.

Como o guarda era muito mais forte, lutar seria impossível, então Arktorious pegou uma das chaves que possuía no seu cinto de encanador e bateu no guarda para o soltasse. Depois disso, Ark correu em direção ao galho via, amarrou o cinto no seu pulso e se jogou, sendo que com isso, conseguiu enganchar o cinto na árvore e se sustentar salvando sua vida.

Só que ao encontrar um galho de sustentação, percebeu que parou em um ninho de corvo. Nesse livro, os corvos são criaturas imensas e ditas como sanguinárias, pois abatem sua presa e qualquer ser humano que aparece a sua frente, então todos morrem de medo deles.

Ark sabia que ia morrer, pois no ninho tinham alguns filhotes que, assim que o viram, começaram a ficar agitados e a fazer barulhos muito altos, então nosso protagonista sabia que a mãe estava por perto. Vocês acham que ele esta certo? Digo a vocês que não!

Por algum motivo a corvo fêmea veio, alimentou os filhotes e não viu Ark, não sabemos como isso foi possível, pois nem nosso protagonista sabe o que ocorreu. Após, Arktorious decidiu que precisava voltar para casa, contar tudo aos pais e dizer que iria ir embora.

No caminho ele encontrou Macum, nosso forte, musculoso, alto e ruivo encanador e amigo de trabalho de Ark. Os dois possuem a mesma idade, mas físicos totalmente opostos, pois nosso protagonista é pequeno, magro e nada forte. Então Ark decide confiar nele e contar todo o ocorrido e, para a sua surpresa, Macum decide ajudá-lo.

Ark voltou para casa às escondidas para comunicar tudo ao pai, mas assim que chegou à residência os capangas de Grasp apareceram, pois foram avisar a família que Arktorious tinha morrido deixando o acerto do trabalho dele. O Sr. Malikum, muito esperto, fingiu estava triste enquanto o filho estava escondido na residência! Após os guardas se retiram, Ark teve que contar ao pai tudo o que aconteceu e que precisava avisar ao rei da traição de Grasp.

O ponto de vista muda e temos agora Petrônio, que estava na faculdade assistindo a uma aula de biologia, em que é explicado a teoria de Darwin para justificar o que ocorreu com as árvores e como surgiu o reino. Se vocês quiserem saber de detalhes, vocês vão ter que ler o livro!

O que é interessante saber disso: as árvores de Arborium emitem um gás que para os moradores é inofensivo, mas para quem não nasceu lá é letal e mortal. Isso é uma forma de proteger os habitantes de invasão. Guardem essa informação!

No intervalo da aula Petrônio foi dar uma volta e viu uma figura encapuzada e muito estranha, sendo que pelas vestes ele presumiu que era do outro reino, então começou a segui-la. Em dado momento essa pessoa cai no chão em um beco escuro e inabitável, Petrônio chega mais perto e descobre que é a moça que estava conversando com o pai, ou seja, a enviada do reino de Maw.

Então Petrônio, que tinha acabado de ouvir na aula sobre o gás letal lembrou disso e presumiu que a mulher estava sendo asfixiada, então ela apontou para a bolsa que havia uma seringa e o rapaz aplicou nela. Aos poucos a garota foi voltando e disse que tinha um serviço para ele.

Eis aqui todo o plano e a proposta dessa mulher: O conselheiro decidiu fazer um acordo com Lady Fenestra, a enviada do Reino de Maw.

Esse lugar é cheio de palácios, todos forjados de vidro espelhado e aço, e possui várias maquinas de metal, a madeira lá é tão preciosa quanto o ouro é para Arborium! Então se o conselheiro e a Lady cortassem todas as árvores, eles seriam ricos!

O plano será executado na festa da colheita, que é uma celebração para comemorar o plantio e os frutos que tiveram, que ocorre todos os anos. Então, munidos de força armada, eles iriam comandar uma tropa para derrubar o rei e o conselheiro seria nomeado presidente, todas as árvores seriam derrubadas e os cidadãos virariam escravos do reino de Maw. Porém temos um problema: O gás letal!

Fenestra possui soldados e armas, mas eles seriam mortos pelo gás e o que foi aplicado nela é um antídoto, como uma vacina, que consegue bloquear os efeitos, mas levaria anos para ser produzido em larga escala.

Então Lady pede que Petrônio vá como enviado dela a Julius Flint, um dos homens mais sanguinários e o responsável por levar a paz a Arborium, para conseguir uma aliança com o exército dele. Só que a festa da colheita acontecerá em sete dias, então todos, incluindo Ark, só tem esse tempo para arquitetar tudo.

Nessa parte voltamos para Ark, que acorda cedo para se despedir da família e encontra Macum, ambos vão pegar um novo cinto de ferramentas para Arktorious, pois o antigo foi perdido na queda do galho via e, após isso, eles iriam seguir para o palácio do rei. Aconteceram varias confusões e cenas engraçadas nesse meio tempo, mas não vou contar para não perder a graça.

Quando essa dupla chegou no palácio não havia como entrar, pois como vocês devem imaginar, possuíam guardas, então eles tiveram um plano: Ark iria distrair o guarda enquanto Macum iria tirar a tampa do bueiro e os dois iriam até o castelo por essa via. Pessoas, foi maior confusão, mas eles conseguiram entrar no esgoto!

Assim que eles começaram a andar pelo sistema de canais adivinhem o que eles encontraram? Ratos.

Porém, não são ratos comuns, eles são imensos e eu cheguei à conclusão, pela descrição, que são do tamanho de lobos e tão agressivos quanto. Então concluímos que são extremamente perigosos e um deles já seria mortal para um encanador, mas eles encontraram três ratos.

Pessoas, eles sabiam que iam morrer, mas Macum, em um ato de coragem, pegou a chave de encanador dele e acertou o líder dos ratos na cabeça e o matou, com isso, os outros ratos saíram correndo e eles conseguiram se salvar. Viva o Macum!

Nesse ponto Ark acha vários símbolos reais no ponto onde estão e uma entrada que daria para o castelo, então decide ir sozinho e entra no palácio, mas assim que chega nos corredores, encontra dois guardas e sofre um golpe na cabeça, desmaiando.

Aí temos uma troca de personagem e voltamos para Petrônio!

Nosso personagem foi mandado a fortaleza de Flint levar um recado da Lady e, assim que chega perto de lá, encontra um grupo de meninos estilo “gangue de rua” que notaram a diferença nas vestes dele e sabiam que não era daquele lugar. Eles queriam briga e Petrônio que não teria chance nenhuma contra os varias garotos, mas usando a inteligência e todo o conhecimento sobre luta e armas que adquiriu desde a infância, nosso protagonista desafiou o líder do grupo, que era nada menos que o filho de Julius Flint.

Após a briga dos dois e de vencer o garoto, Petrônio pediu para que fosse conduzido a fortaleza para conversar com o temido Flint pessoalmente. Vocês querem saber como foi esse confronto e o que aconteceu com nosso personagem? Vão ter que ler, mas confesso que vão ficar bem chocados!

Voltamos ao Arktorious, que acorda trancado em uma sala, não conseguindo abrir o olho e escuta os guardas falando que vão chamar o conselheiro Grasp, pois ele tem técnicas diferentes e muito eficazes para lidar com esse tipo de imprevisto. Assim que os guardas saem, Ark entra em desespero, pois o conselheiro acha que ele está morto, então nosso protagonista olha o quarto e acha uma privada e também as suas ferramentas de encanador. Aí está o plano dele de escapar: descer pelo encanamento.

Então Malikum desparafusa e tira o vaso, entra pelo buraco, mas fica entalado porque o seu cinto de encanador não passa, então nessa hora a porta se abre e o conselheiro entra e corre para tentar agarrar o menino que pode estragar o seu plano. Nessa hora o cinto se solta e ele desce pelo cano.

O conselheiro fica furioso por ter o deixado, pela segunda vez, escapar e coloca toda a guarda para achar onde dá aquele encanamento e ir atrás de Ark. Pessoas, essa parte da um desespero, porque é uma correria danada!

Ark cai no esgoto e encontra Macum, os dois saem correndo para achar uma solução para aquilo, pois vão ser pegos pela guarda e encontram a saída de ar do esgoto que possui duas portas: uma vedada que fica no esgoto, um espaço e mais uma porta que possui uma janela de vidro. Nossa dupla passa pela primeira porta e fica no espaço entre as duas e nessa hora os guardas aparecem e vão até a porta com a janela para verem se os dois estavam lá. Gente a forma como eles conseguem escapar é incrível e não, também não vou contar.

Essa dupla descobre um túnel que leva para as profundezas da árvore e que possui uma escada, então resolvem descer, pois não havia outra opção para não serem pegos pelos guardas. Eles descobrem que é por esse túnel que passa um gêiser de água para alimentar Arborium e quando eles estão no final da escada descendo quase 10 metros, sentem que está na hora da água subir pelo túnel.

Aqui temos uma mudança de capítulo e salta para a parte que nosso protagonista acorda depois com uma figura estranha: um homem com mais de 2 metros de altura, muito magro e pálido olhando para Ark. Esse homem se chama Jo e vocês descobrem que ele é um escavador das raízes e possui uma filha chamada Flô e foram ambos que salvaram Arkitorious e Macum do gêiser.

Nessa hora temos um novo mundo e reino, pessoas, eu fiquei muito surpresa com a descrição de tudo, de como os escavadores vivem e o papel importante deles, esses seres viajam por meio das raízes e trabalham para minerar ferro e aço para o povo da superfície.

Claro que Jo e sua filha não iam deixar nossos protagonistas irem embora sem ajuda-los, eles acham que os dois são enviados dos deuses para ajudar no trabalho e é isso que vão fazer. Então levaram Macum e Ark para mostrar tudo e como é a vida deles nas raízes, porém em dado momento o grupo encontra um ser do tamanho da raiz da árvore se rastejando e extremamente mortal. Uma larva gigantesca que iria matar todos!

Como Ark vai sair dessa enrascada? Como vai voltar a superfície? Como vai contar para o rei do plano em somente três dias?

 Nesse momento voltamos para Petrônio que está de volta a sua casa após falar com Flint, descobre que Ark sobreviveu a queda e junto a Lady Fenestra, comunica que tem um plano para pegar Arkitorious: vai sequestrar a irmã dele, fazê-la de prisioneira, dar uma recompensa a quem o encontrar e assim que tiver Malikum em suas mãos, vai matá-lo.

O que vocês acham que vai acontecer com Ark? Como ele vai resolver tudo?

Vou deixar vocês descobrirem!

Pessoas esse livro é maravilhoso, cada capitulo é uma reviravolta diferente e você acha que os personagens não vão conseguir sair da confusão! É muito bom, as descrições do autor são ótimas e o mundo que ele criou é muito bom! É sério vale muito a pena ler.

Se você gostou dessa resenha, deixe um comentário com sua opinião (não custa nada)! Contem para nós se vocês também gostaram? Um ponto que não foi citado, se a resenha ajudou na leitura e essas coisas!

Compartilhe nas suas redes sociais a resenha, se você achou bacana e não se esqueçam de nos seguir no insta (@caleidoscopio_literario) para mais resenhas e dicas!

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Opinião: Trilogia "O Povo do Ar"

Opinião sobre Série: Corte de Espinhos e Rosas

Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite (Livro 02)